Conteúdo publicado há 4 meses

Vídeo mostra momento em que iate de luxo 'some' em tempestade na Sicília

Câmeras de segurança flagraram o momento em que um iate de luxo com bilionários e turistas "desaparece" durante uma tempestade na costa da Sicília, na Itália. Seis pessoas ainda não foram encontradas.

O que aconteceu

Gravação mostra 5h30 (horário local) de segunda-feira (19). É possível visualizar o mastro do iate aceso enquanto uma forte chuva ocorre no local. Em poucos segundos, o mastro começa a entortar e desaparece.

Uma morte e seis desaparecidos

Empresário britânico de tecnologia Mike Lynch está entre os sumidos. O iate de luxo onde ele e outros ocupantes estavam foi atingido por uma tempestade inesperadamente violenta e afundou na costa da capital siciliana, Palermo, na madrugada de segunda-feira (19).

Buscas por sobreviventes continua nesta terça-feira (20). Três mergulhadores treinados para operar em espaços estreitos desceram com tanques de oxigênio até os destroços do iate. Devido à profundidade, cada mergulho é limitado a 12 minutos por vez, incluindo dois minutos para descida e subida, explicou o porta-voz dos bombeiros, Luca Cari.

O veleiro de 56 metros de comprimento foi identificado como o Bayesian. Registrado no Reino Unido, ele afundou com 22 pessoas a bordo pouco antes do nascer do sol, segundo um comunicado da guarda costeira italiana.

A guarda costeira italiana afirmou que os desaparecidos são de nacionalidades britânica, norte-americana e canadense. Os nomes dos mortos e desaparecidos não foram divulgados em um primeiro momento, mas uma pessoa com conhecimento da operação de resgate confirmou que Lynch não foi encontrado.

Entre as 15 pessoas resgatadas, havia uma criança de um ano de idade. "O vento estava muito forte. Esperava-se mau tempo, mas não dessa magnitude", disse uma autoridade da guarda costeira em Palermo à Reuters.

Continua após a publicidade

Tempestades e chuvas fortes varreram a Itália nos últimos dias — com enchentes e deslizamentos de terra causando grandes danos no norte do país — após semanas de calor escaldante.

Oito das pessoas resgatadas foram transferidas para hospitais locais. Todos estavam em condição estável, segundo a imprensa local.

Lynch, de 59 anos, é conhecido como o Bill Gates do Reino Unido e é um dos empresários de tecnologia mais conhecidos do país. Ele foi absolvido em junho por um júri em San Francisco de acusações de fraude ligadas à venda de sua empresa de software, a Autonomy, para a Hewlett-Packard por 11 bilhões de dólares em 2011. Na época, ele disse que estava "exultante" por ter sido inocentado no julgamento criminal, no qual negou qualquer irregularidade e culpou a HP por ter errado na integração das duas empresas.

(Com AFP, Reuters, RFI e Deutsche Welle)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.