Conteúdo publicado há 2 meses

Obra de 12 metros com formato fálico chama atenção em Nápoles, na Itália

A instalação artística "Tu si' 'na cosa grande", ou "Você é coisa grande", em italiano, tem chamado a atenção de turistas e moradores da cidade de Nápoles, na Itália, pelo seu formato curioso.

O que aconteceu

Obra é "ato de amor", diz prefeitura. Em comunicado sobre a inauguração da obra, a prefeitura de Nápoles afirmou que a instalação é a última do artista Gaetano Pesce, e "simboliza o carinho que ele sentia por Nápoles e sua região, bem como a busca por suas raízes distantes". Pesce morreu em Nova York em abril, aos 84 anos. Seu trabalho era caracterizado pelo uso inventivo de cores e materiais, com referências sociopolíticas e à cultura pop.

Instalação é formada por duas esculturas. A peça principal, que mede 12 metros de comprimento, homenageia as vestimentas dos Pulcinella, tipo comum em comédias italianas clássicas e símbolo napolitano. Ela é acompanhada por outra menor, um coração vermelho de 5 metros de altura, atravessado por uma flecha. Ambas estruturas podem ser iluminadas por dentro, e estão expostas na Piazza Municipio, ponto turístico conhecido de Nápoles.

Turistas e locais questionaram instalação de obra. "Por que um falo foi instalado no coração da Piazza Municipio?", perguntou um internauta napolitano. "Posso ser o único insensível à arte, mas que diabos de trabalho eles colocaram no meio da praça?", questionou outro.

A obra foi instalada na quarta-feira (9) e deve continuar de pé até 19 de dezembro deste ano.

Por um lado, há o coração, arquétipo e símbolo popular dos amantes, que neste caso evoca o apego emocional a um lugar e a uma cidade. Por outro lado, a máscara simbólica de Nápoles, Pulcinella, representada através de seu vestido-camisa, evoca força de vontade, engenhosidade, ironia, coragem, mas também a vontade de mudar e a dualidade dos opostos. Mais uma vez, até ao fim, Gaetano Pesce sabe ser, ao mesmo tempo, culto e popular, irônico e sentimental, conceptual e emocional.
Prefeitura de Nápoles, em comunicado sobre a obra

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.