Que horas fecham as urnas da eleição americana? Veja horários por estados
As eleições americanas terão algumas urnas fechadas a partir de 20h, de Brasília. Nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil, a eleição não tem um horário unificado entre os estados. Donald Trump e Kamala Harris disputam a preferência dos eleitores no pleito presidencial.
Que horas fecham as urnas nos EUA?
Urnas são fechadas de forma escalonada, com horários diferentes por cada estado. Está previsto para 20h o fechamento das urnas em Kentucky e Indiana. O Alasca deve ser a último da lista, com previsão para 3h, no horário de Brasília.
- 20h - Kentucky e Indiana (partes do estado)
- 21h - Geórgia, Vermont e Virgínia
- 21h30 - Carolina do Norte, Ohio e Virgínia Ocidental
- 22h - Flórida, Pensilvânia, Massachussets e outros (maioria)
- 23h - Arizona, Iowa, Michigan, Nova York, Texas, Wisconsin e outros
- 0h - Montana, Nevada e Utah
- 1h - Califórnia, Oregon, Idaho e estado de Washington
- 2h - Havaí
- 3h - Alasca
Quando vai sair o resultado?
O vencedor da eleição americana deve ser conhecido nos próximos dias. Nos Estados Unidos, a quantidade variável de eleitores e o processo de contagem dos votos por correio fazem com que os estados liberem seus resultados em ritmos diferentes. Por isso, não há como definir uma data exata.
Flórida, Idaho, Oregon, Alabama, Havaí, Montana, New Hampshire, Vermont, Tennessee, Oklahoma e Carolina do Sul estão entre os estados que devem divulgar os resultados ainda nesta terça-feira (5). Em 2020, a Flórida — onde Trump vota — apurou 99% das urnas poucas horas após o fechamento dos centros de votação, e a expectativa é de que esse ritmo se mantenha em 2024.
Nenhum dos estados decisivos, que são fundamentais para definir o resultado das eleições, deverá concluir a contagem hoje. Segundo o New York Times, Geórgia e Carolina do Norte são os estados entre os sete principais com expectativa de contagem mais rápida.
Ainda assim, os votos por correio e cédulas de eleitores com "votações especiais" — como os afetados pelo furacão Helene — podem atrasar o processo.
Nos estados decisivos, Nevada e Arizona são os que têm a previsão de contagem mais demorada. Em Nevada, quase metade dos eleitores optou pelo voto por correio, um método que exige mais tempo de apuração. No Arizona, o condado de Maricopa, o maior do estado, estima que a contagem completa dos votos pode se estender por até 13 dias, de acordo com o NYT.
Não há previsão de contagem final nesta terça para Wisconsin, Michigan e Pensilvânia. Na Pensilvânia, a legislação local impede o início da contagem antes do dia da eleição, o que naturalmente estende o processo. Wisconsin deve concluir a apuração até quarta-feira, enquanto Michigan espera contabilizar metade dos votos até a madrugada.
Entre os estados mais lentos estão: Califórnia, Nova York, Washington e Utah. Na Califórnia, estado mais populoso do país, a apuração só foi finalizada um mês após as eleições de 2020, e essa tendência de demora deve se repetir neste ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.