É melhor não andar após as 10h: como é um dos lugares mais quentes do mundo

O Brasil pode até ter seus dias de calor, mas nenhuma temperatura do país se compara aos valores extremos do Vale da Morte, na Califórnia. Lá, as temperaturas podem chegar a impressionantes 56,7°C, como registrado em 10 de julho de 1913, na região de Furnace Creek Ranch.

Como é Vale da Morte

Paisagens impressionantes, mas com calor extremo. O Vale da Morte é um parque nacional de tirar o fôlego — tanto pela beleza quanto pelo calor extremo. Com formações rochosas coloridas e montanhas que parecem ter saído de outro planeta, o lugar impressiona pela vastidão desértica.

Coração do parque esconde um pequeno vilarejo com o famoso termômetro. Furnace Creek, cujo nome significa "riacho do forno", é o ponto central do parque. Lá está localizado o termômetro famoso que atrai turistas e registra temperaturas quase inacreditáveis.

Turista posa ao lado do registro de 55°C, no Vale da Morte.
Turista posa ao lado do registro de 55°C, no Vale da Morte. Imagem: Getty Images

Apesar do clima extremo, algumas pessoas vivem e trabalham na região, seja no turismo ou em serviços locais. Já os turistas, muitos deles aventureiros, fazem questão de posar ao lado do termômetro e enfrentar o calor como uma conquista pessoal.

O que explica temperaturas tão altas?

Vale da Morte está situado em uma depressão. Ele fica a 86 metros abaixo do nível do mar, o que favorece a retenção de calor.

Clima desértico e céu claro aumentam a temperatura. A ausência de nuvens e um céu sempre claro permite que o sol incida diretamente sobre o solo, aquecendo-o intensamente durante o dia.

Efeito estufa cria uma espécie de forno. O calor que o solo absorve durante o dia não consegue se dissipar à noite, criando uma espécie de "forno natural".

Continua após a publicidade
Placa  no Vale da Morte avisa sobre calor extremo e a recomendação de que não se caminhe depois das 10h da manhã
Placa no Vale da Morte avisa sobre calor extremo e a recomendação de que não se caminhe depois das 10h da manhã Imagem: Getty Images

"Star Wars" e outros filmes foram gravados no local

Vale da Morte serviu de cenário para vários filmes. As paisagens áridas e dramáticas se tornaram o "planeta Tatooine" em "Star Wars", além de abrigarem cenas de clássicos como "Spartacus" (1960) e "Tarzan' (1951).

Vista do alto do Vale da Morte, na Califórnia
Vista do alto do Vale da Morte, na Califórnia Imagem: Getty Images

Zabriskie Point e sua fama no cinema. O ponto mais famoso do parque deu nome ao filme homônimo do cineasta Michelangelo Antonioni, lançado em 1970. A combinação de terrenos únicos, cores marcantes e uma atmosfera desértica tornou o Vale da Morte um local ideal para produções que exigem cenários surreais.

*Com informações de matéria publicada em 19/08/2020.

2 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

E eu reclamando dos 35 graus aqui no Brasil. 

Denunciar

Regina Maria Baratho

Linda reportagem mas vc não cita as cidades que ficam perto do Vale da Morte nenhuma vez !!! Vc cita ficar na Califórnia mas a Califórnia é enorme !!!

Denunciar