Topo

Atriz Daryl Hannah é detida no Texas após protesto ecológico

De Los Angeles

08/10/2012 11h54

A atriz Daryl Hannah foi detida no norte do Texas após tentar impedir as obras de um oleoduto que está sendo construído para transportar petróleo do Canadá até o Golfo do México, informou a emissora de televisão local KLTV.

Segundo a emissora, o incidente aconteceu na última quinta-feira (4) quando a protagonista de Splash - Uma Sereia em Minha Vida, de 51 anos, e Eleanor Fairchild, de 78 anos e dona de uma propriedade pela qual passa o oleoduto, se posicionaram na frente das máquinas para impedir o seu trabalho.

 

As duas mulheres foram detidas e enviadas à prisão do condado de Wood, onde passaram várias horas até que foram liberadas após o pagamento de uma fiança. A atriz foi acusada de resistência à autoridade e de entrar ilegalmente em uma área privada. Eleanor é contra a obra desde 2010 por temer que as areias betuminosas possam contaminar sua propriedade.

"Não tenho objeção ao petróleo, mas me oponho às areias betuminosas porque eles sequer sabem como limpá-las em caso de um vazamento. Estou preocupada com nossas reservas de água e com o oleoduto em si", disse Eleanor, que conquistou o apoio da ativista Daryl Hannah.

"Eu estava protestando pacificamente", disse a atriz de Kill Bill e Wall Street - Poder e Cobiça. "Ela [Eleanor] deixou muito claro que não quer [o oleoduto] ali, e eles insistem em abusar e se apropriar de suas terras", afirmou Daryl, que acredita que sua prisão vai servir para gerar um debate sobre as obras.

Daryl Hannah foi detida em várias ocasiões por participar de protestos ecológicos, especialmente contra grandes companhias petrolíferas, e se opõe frontalmente ao projeto do oleoduto entre Canadá e Texas, conhecido como KeyStone XL e administrado pela TransCanada. Em agosto de 2011, Daryl foi presa por se manifestar contra o oleoduto em frente à Casa Branca.