Topo

Baleia branca pode imitar voz humana, mostra estudo

Do UOL

Em São Paulo

22/10/2012 19h24

Pesquisadores da Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos, em San Diego, na Califórnia (EUA), divulgaram nesta segunda-feira (22) que as baleias brancas são capazes de imitar a voz humana após alterações da mecânica vocal. A descoberta é surpreendente, pois elas produzem sons por meio do duto nasal, e não pela laringe como as pessoas – ou seja, os animais alteram a pressão do duto e fazem alguns ajustes musculares para emitir um som “mais humano”.

"Nossas observações sugerem que a baleia teve de modificar sua mecânica vocal para emular os sons da fala humana", afirma Sam Ridgway. "Esse esforço sugere motivação para contato [com as pessoas]."

O estudo, que será publicado na revista Current Biology, decidiu recolher provas para acabar com antigas suspeitas sobre o som das baleias. Ainda em 1984, Ridgway percebeu um barulho incomum perto do tanque de golfinhos da fundação, como um diálogo à distância e irreconhecível.

Dias mais tarde, quando uma mergulhadora perguntou quem a estava mandando sair da água, o pesquisador e seus colegas passaram a monitorar Noc, uma baleia branca que dividia o tanque com os golfinhos e viveu 30 anos em contato com os pesquisadores – o animal morreu há cinco anos.

Eles gravaram o som do animal e descobriram um ritmo similar ao da fala humana. O som de Noc estava várias oitavas abaixo da frequência emitida pelas baleias e muito mais próximo ao da das pessoas. "Os sons que escutamos eram um exemplo claro de aprendizagem vocal por parte da baleia branca", afirmou Ridgway.