Depois de muita expectativa, neva em cidades gaúchas e catarinenses
Ela era esperada há uma semana e finalmente chegou na madrugada desta segunda-feira (22) para alegria dos milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação. Pela primeira vez no ano, nevou em municípios gaúchos e catarinenses, cobrindo de flocos brancos casas, carros e ruas.
O episódio mais significativo ocorreu às 4h30 em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul. Naquele momento, a temperatura era -0,5ºC na cidade.
Ao mesmo tempo, na região serrana de Santa Catarina, a cidade de São Joaquim também experimentava o fenômeno, que ocorreu a uma temperatura de -0,4ºC.
O fenômeno durou cerca de 10 minutos.
Outras cidades gaúchas --como Erechim, Horizontina e Passo Fundo, no norte do Estado-- e catarinenses --como Xanxerê, Chapecó, São Miguel do Oeste, Pinhalzinho e Lages, no oeste e sul-- também registraram episódios de neve.
Em Santa Catarina, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) alerta os motoristas que trafegam pela serra sobre a possibilidade de gelo na pista.
Segundo o Ciram/Epagri (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), há menos chances de nevar a partir desta terça, mas entre quarta e quinta-feira o frio intenso volta, em noites de céu claro. A temperatura pode bater -10ºC.
No território gaúcho, pode nevar na serra e no extremo norte. Para os próximos dias, são aguardados episódios de geada severa em quase todas as regiões, segundo a empresa de meteorologia MetSul.
O frio que atinge os dois Estados se move em direção ao norte, podendo trazer transtornos no Paraná nas próximas horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.