Topo

Serra da Mantiqueira registra 3ºC; 17 cidades de SP e MG têm recorde de frio

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

24/07/2013 11h52

Esta foi uma das madrugadas mais frias do ano em todo o país, e, em pelo menos 17 cidades de São Paulo e Minas Gerais, foi a noite mais fria do ano. Na capital de São Paulo, o recorde de menor temperatura foi dos últimos 13 anos. Em Baependi (367 km de Belo Horizonte), na Serra da Mantiqueira, os termômetros registraram  temperatura de 3ºC e houve geadas. As áreas próximas da divisa com o Paraná, Itapeva, Avaré e Ourinhos também tiveram geadas.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

A temperatura ficou negativa na cidade de Rancharia, região de Presidente Prudente, os termômetros ficaram na casa dos -0,4ºC, mas não foi recorde do ano. De acordo com a Somar Meteorologia, em pelo menos 15 cidades do Estado de São Paulo, esta foi a madrugada mais fria deste ano. Das 15 cidades que bateram recorde de frio nesta madrugada, a mais baixa foi registrada em Itapeva, que teve a segunda menor do Estado nesta quarta-feira, com termômetros em torno de 0,5°C e sensação térmica de -6°C. Os termômetros ficaram na casa dos 1,6ºC em Ourinhos.

Em terceiro lugar das cidades que tiveram a madrugada mais fria do ano fica Campos do Jordão, com apenas 2,8ºC. As demais cidades que bateram recorde de frio foram Avaré (3,3ºC), Presidente Prudente (4ºC), Barueri (4,6ºC), Valparaiso (4,8ºC), Sorocaba (5,3ºC), Iguape (5,4ºC), Lins (6,1ºC), Barra Bonita (6,4ºC), Ibitinga (6,6ºC), São Carlos (6,6ºC) e Casa Branca (8,1ºC), segundo dados do Inmet.

Minas Gerais teve amanhecer gelado

A temperatura deve ter quedas superiores a dez graus nesta quarta-feira (24) em diversas regiões de Minas Gerais. Na cidade de Juiz de Fora, a temperatura foi de 9,2ºC, e em Uberlândia com 8,5ºC.

Nesta quarta-feira, o tempo segue instável em boa parte do Sudeste. De Acordo com a previsão da Somar, a chuva na forma de pancadas atinge o nordeste de São Paulo e o Espírito Santo. De uma forma geral, a os volumes acumulados serão baixos, mas há condição para chuvas mais fortes e descargas elétricas no norte capixaba na divisa entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sensação de frio persiste em toda a metade sul do Sudeste por conta do céu mais encoberto no período da tarde.

Belo Horizonte com sol

Em Belo Horizonte, após temperaturas superiores a 30ºC e muito sol desde o início da semana, a quarta-feira será de tempo parcialmente nublado e pode haver chuvas na região metropolitana. A mínima e a máxima ficam entre 17ºC e 23ºC nas 34 cidades da região metropolitana, de acordo com o 5º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na terça-feira (23), a capital mineira chegou a registrar 31,2ºC, a maior temperatura para julho em 38 anos. De acordo com o Inmet, a massa de ar polar que atua sobre o sul do país pode derrubar ainda mais a temperatura no Estado.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (25) na capital é de mais frio, com uma variação de 11ºC (mínima) e 24% (máxima).