Topo

Rússia prepara acusações formais contra 30 ativistas presos do Greenpeace

Em Moscou

30/09/2013 11h24

O Comitê de Instrução russo anunciou nesta segunda-feira (30) que apresentará em breve acusações formais contra os membros da tripulação do quebra-gelo do Greenpeace Arctic Sunrise, em prisão preventiva por tentar atacar a plataforma petrolífera Prirazlomnaya da gigante energética Gazprom.

"Um grupo de pessoas a bordo do Arctic Sunrise e com um grande equipamento destinado a um fim que ainda não se esclareceu violaram a área de segurança de 500 metros da plataforma Prirazlomnaya e se aproximaram dela", disse um porta-voz do comitê, citado pela agência Interfax.

A ação de protesto da ONG, cujos ativistas queriam se amarrar à plataforma para denunciar a extração de petróleo no Ártico, é qualificada pelas autoridades russas como "uma ameaça real à segurança pessoal dos trabalhadores da plataforma e da propriedade".

O tribunal Leninski da cidade de Murmansk resolveu que os 30 tripulantes do quebra-gelo da ONG devem permanecer na prisão enquanto se investiga o delito de pirataria que os quer acusar o comitê.

Os ativistas condenados procedem de 19 países: Brasil, Rússia, EUA, Argentina, Reino Unido, Canadá, Itália, Ucrânia, Nova Zelândia, Holanda, Dinamarca, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Dinamarca, Finlândia, Suécia e França.