Vazão das cataratas do Iguaçu cai 73% em 3 dias
A vazão das águas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, caiu para 373 mil litros por segundo na manhã desta terça-feira (12), 73% a menos do nível registrado no final de semana, 1,4 milhão de litros por segundo. A média da vazão das cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.
O baixo nível da vazão não interferiu no funcionamento do do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), e ainda está acima do recorde negativo do parque, registrado em 1944, de 126 mil litros por segundo.
A queda do fluxo de água é motivada pela falta de chuvas ao longo do rio Iguaçu, que corta o Paraná, e o represamento das águas do rio em reservatórios de usinas de energia elétrica.
Segundo informações da empresa que cuida do parque, a Cataratas do Iguaçu S.A., o nível da água já voltou a subir no fim da manhã de hoje.
Recorde foi registrado em julho
A maior vazão já registrada pelas cataratas do Iguaçu aconteceu no dia 9 de julho deste ano. O recorde registrado foi de 46 milhões de litros de água por segundo, 123 vezes o nível da vazão registrada nesta manhã.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.