Ban Ki-moon diz que ainda há uma chance para frear o aquecimento
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que ainda há uma oportunidade para se atingir a meta de limitar a 2 graus centígrados o aquecimento do planeta, ao inaugurar nesta terça-feira, em Lima, o encontro de alto nível da conferência sobre o clima.
"Ainda há uma oportunidade de manter em menos de 2º C o aumento da temperatura (até 2100), mas a janela de oportunidade pode fechar em breve", alertou Ban, que impulsiona as negociações da conferência climática da ONU (COP20), que se encerrará na próxima sexta-feira, em Lima.
"Trago uma mensagem de esperança, mas também de urgência. Temos que agir agora", insistiu Ban à sessão plenária.
A COP20 deve costurar as ações que serão apresentadas em um ano na conferência de Paris, onde será celebrado um acordo multilateral contra as mudanças climáticas.
Se nada for feito, o nível de emissões de gases atual levaria a um aumento das temperaturas entre 4°C e 5°C até 2100, uma perspectiva que pode causar problemas de segurança alimentar e de acesso à água potável, bem como eventos climáticos extremos.
As negociações sobre o clima iniciaram nesta terça-feira uma etapa decisiva, com o início do diálogo de alto nível entre o secretário-geral das Nações Unidas e os ministros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.