Topo

Ban Ki-moon diz que ainda há uma chance para frear o aquecimento

Em Lima

09/12/2014 14h35

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que ainda há uma oportunidade para se atingir a meta de limitar a 2 graus centígrados o aquecimento do planeta, ao inaugurar nesta terça-feira, em Lima, o encontro de alto nível da conferência sobre o clima.

"Ainda há uma oportunidade de manter em menos de 2º C o aumento da temperatura (até 2100), mas a janela de oportunidade pode fechar em breve", alertou Ban, que impulsiona as negociações da conferência climática da ONU (COP20), que se encerrará na próxima sexta-feira, em Lima.

"Trago uma mensagem de esperança, mas também de urgência. Temos que agir agora", insistiu Ban à sessão plenária.

A COP20 deve costurar as ações que serão apresentadas em um ano na conferência de Paris, onde será celebrado um acordo multilateral contra as mudanças climáticas.

Se nada for feito, o nível de emissões de gases atual levaria a um aumento das temperaturas entre 4°C e 5°C até 2100, uma perspectiva que pode causar problemas de segurança alimentar e de acesso à água potável, bem como eventos climáticos extremos.

As negociações sobre o clima iniciaram nesta terça-feira uma etapa decisiva, com o início do diálogo de alto nível entre o secretário-geral das Nações Unidas e os ministros.