Você sabia que foca não tem orelha? Veja o que a difere dos leões-marinhos
As focas e os leões–marinhos têm muitas características em comum e provavelmente você já confundiu os animais ao vê-los em fotos. Isso porque, à primeira vista, algumas espécies de leões-marinhos são quase idênticas às focas, mas existem diferenças anatômicas que provam que a cara de um não é o focinho do outro.
Ambos animais pertencem a subordem Pinnipedia, mas são de famílias diferentes, sendo a foca da Phocidae e os leões-marinhos da Otariidae. Eles também têm em comum o fato de ser mamíferos adaptados para viver no mar.
Para diferenciar os dois de modo fácil e rápido é preciso reparar nas orelhas, ou na falta delas, segundo o Aquário da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Acontece que os leões-marinhos têm pequenas orelhas aparentes, enquanto as focas contam apenas com fendas auditivas. Essas fendas são “buracos” atrás dos olhos que se conectam com o ouvido e garantem a função auditiva. O detalhe pode parecer pequeno, mas faz com que as focas consigam ser mais ágeis ao nadar.
Uma diferença um pouco mais discreta é que as focas usam as nadadeiras posteriores para nadar e se arrastar em terra, enquanto seus “primos” leões-marinhos utilizam as peitorais para as mesmas funções, além disso, eles costumam ter nadadeiras maiores que as das focas.
Os leões-marinhos também são mais barulhentos e costumam viver em grupos de até 1.500 indivíduos.
Já as focas são mais solitárias e silenciosas, se comunicando por grunhidos suaves, de acordo com o Nooa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, em sigla em inglês).
Para não ficar nenhuma dúvida, é importante saber que as focas preferem passar mais tempo na água do que em terra, enquanto os leões-marinhos evitam nadar e preferem a superfície.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.