Você sabia que foca não tem orelha? Veja o que a difere dos leões-marinhos

Do UOL, em São Paulo

  • Andrej Isakovic/AFP

    Não tem orelha? Então é uma foca

    Não tem orelha? Então é uma foca

As focas e os leões–marinhos têm muitas características em comum e provavelmente você já confundiu os animais ao vê-los em fotos. Isso porque, à primeira vista, algumas espécies de leões-marinhos são quase idênticas às focas, mas existem diferenças anatômicas que provam que a cara de um não é o focinho do outro.

Ambos animais pertencem a subordem Pinnipedia, mas são de famílias diferentes, sendo a foca da Phocidae e os leões-marinhos da Otariidae. Eles também têm em comum o fato de ser mamíferos adaptados para viver no mar.

Para diferenciar os dois de modo fácil e rápido é preciso reparar nas orelhas, ou na falta delas, segundo o Aquário da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Justin Sullivan/ Getty Images/ AFP
Além de ter orelhas, os leões-marinhos também têm nadadeiras maiores

Acontece que os leões-marinhos têm pequenas orelhas aparentes, enquanto as focas contam apenas com fendas auditivas. Essas fendas são "buracos" atrás dos olhos que se conectam com o ouvido e garantem a função auditiva. O detalhe pode parecer pequeno, mas faz com que as focas consigam ser mais ágeis ao nadar.

Leonhard Foeger/Reuters
Leões-marinhos preferem ficar na Terra
 Uma diferença um pouco mais discreta é que as focas usam as nadadeiras posteriores para nadar e se arrastar em terra, enquanto seus "primos" leões-marinhos utilizam as peitorais para as mesmas funções, além disso, eles costumam ter nadadeiras maiores que as das focas. 

Os leões-marinhos também são mais barulhentos e costumam viver em grupos de até 1.500 indivíduos. 

Já as focas são mais solitárias e silenciosas, se comunicando por grunhidos suaves, de acordo com o Nooa (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, em sigla em inglês).

Para não ficar nenhuma dúvida, é importante saber que as focas preferem passar mais tempo na água do que em terra, enquanto os leões-marinhos evitam nadar e preferem a superfície. 

Kazuhiro Nogi/AFP
As focas preferem nadar e têm nadadeiras menores

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos