Baleia resgatada por mutirão no sábado (21) é encontrada morta no RJ

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

  • Inea

Depois de ficar famosa no fim de semana por ter sido resgatada por um mutirão em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, a baleia jubarte de quatro metros foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (24) nas pedras próximas às Prainhas do Pontal do Atalaia. O animal foi reconhecido por uma mancha branca na região peitoral.

As informações foram confirmadas ao UOL pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea), que destacou 30 pessoas para ajudar no resgate de sábado (21). Agora, o instituto vai levar o corpo mar adentro, para cerca de 11 quilômetros da costa, porque seus quatro metros de comprimento e sete toneladas dificultam o transporte até um aterro sanitário.

Ainda segundo o Inea, o fato de o animal ter morrido tão pouco tempo após o resgate e em local próximo ao da primeira ocorrência também confirmam a suspeita de que se trata da mesma jubarte.

De acordo com o instituto, os agentes já temiam pela morte da baleia porque, no dia do resgate, os biólogos ficaram muito preocupados com os sinais de fraqueza apresentados por ela. Enquanto tentavam desencalhá-la, os agentes notaram uma poça ao seu redor formada por um líquido amarelo que provavelmente saia do fígado.

O resgate

Até uma retroescavadeira foi utilizada na operação de sábado com a intenção de cavar um buraco para manter a baleia hidratada. Participaram da força-tarefa profissionais do Corpo de Bombeiros, da prefeitura e da Guarda Marítima Ambiental, além de biólogos da Marinha, da Petrobras e da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Um mutirão usou baldes de água e toalhas molhadas para manter a baleia úmida até que se conseguisse retirá-la da areia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos