Topo

Avalanche de água suja invade praia de SC

Do UOL, em São Paulo

10/01/2018 17h29

Uma avalanche suspeita invadiu a praia do Novo Campeche, em Florianópolis (SC), nesta quarta-feira (10). A invasão de uma água escura, acompanhada de muita sujeira, foi publicada nas redes sociais e está intrigando muitos banhistas (veja o vídeo acima).

Em um post no Facebook, o catarinense Carlos Guedes diz se tratar do rompimento de uma rede de esgoto. A suspeita foi descartada pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente, vinculada ao governo de SC), que afirma ter enviado técnicos ao local para investigar de onde veio a avalanche e quais os efeitos ambientais dela. 

"Ali não tem estação de tratamento. Então, não pode romper", afirmou a assessoria de imprensa do órgão vinculado ao Governo de Santa Catarina, que não rejeita a possibilidade de se tratar de um esgoto irregular. 

Leia também: 

"Nossas equipes estão lá. Não podemos afirmar que é esgoto. Chove muito em Florianópolis e ali é uma região de mangue. Pode ser um mix de águas", completa a fundação.

Ainda que as causas da avalanche ainda sejam desconhecidas, a Fatma recomenda que banhistas evitem áreas de saídas de rio e águas pluviais por um período de até 24 horas após a ocorrência de chuvas.

"A praia ali é grande. Há outros pontos que as pessoas podem ir. No Campeche, a Fatma monitora três pontos. Os outros dois estão próprios. É só acompanhar no fatma.sc.gov.br ou no APP Praias SC, disponível para Android", diz o órgão.