PUBLICIDADE
Topo

Meio Ambiente

Vídeo: Mar avança sobre rodovia e prefeitura decreta emergência no RN

Imagens aéreas flagram avanço do mar na Barra do Cunhaú (RN)

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo*

26/12/2018 17h16

A força da maré preocupa as autoridades no distrito de Barra do Cunhaú, em Canguaretama, litoral sul do Rio Grande do Norte. A água já avançou sobre a rodovia estadual RN-269 e se aproxima das casas.

A prefeitura decretou situação de emergência na cidade com o objetivo de realizar obras de contenção, como a construção de um paredão de pedras para conter as águas e retardar a erosão.

A instalação das pedras na praia ocorreu durante o feriado de Natal, na terça-feira (25), após uma determinação expedida na última sexta-feira (21). A decisão saiu de uma reunião da prefeitura com técnicos da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e da Defesa Civil.

Prefeitura realiza obra emergencial na praia de Barra do Cunhaú, no RN   -  Prefeitura de Canguaretama/Divulgação -  Prefeitura de Canguaretama/Divulgação
Imagem: Prefeitura de Canguaretama/Divulgação
De acordo com a prefeitura, a erosão costeira causou o avanço do mar em mais de 100 metros ao longo das últimas décadas. Depois de destruir imóveis, agora afeta a RN-269, cujo fluxo de veículos é interrompido nos dias em que a maré sobe.

"Esperamos que as soluções apontadas pelos técnicos resolvam os problemas, mas não podemos ficar de braços cruzados enquanto isso. O município está trabalhando em um Plano de Contingência, que serve para ficarmos prevenidos para qualquer tipo de problema", afirmou o técnico da Defesa Civil do Estado, Marcus de Morais, depois da reunião. 

"Essa semana pedimos diversas providências da Prefeitura Municipal, que já foram todas realizadas, e hoje vamos pedir novas medidas, que certamente também serão realizadas em um curto prazo", concluiu.

*Vídeo: Alexandre Gomes/Reprodução

Meio Ambiente