Vídeo: Mar avança sobre rodovia e prefeitura decreta emergência no RN
A força da maré preocupa as autoridades no distrito de Barra do Cunhaú, em Canguaretama, litoral sul do Rio Grande do Norte. A água já avançou sobre a rodovia estadual RN-269 e se aproxima das casas.
A prefeitura decretou situação de emergência na cidade com o objetivo de realizar obras de contenção, como a construção de um paredão de pedras para conter as águas e retardar a erosão.
A instalação das pedras na praia ocorreu durante o feriado de Natal, na terça-feira (25), após uma determinação expedida na última sexta-feira (21). A decisão saiu de uma reunião da prefeitura com técnicos da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e da Defesa Civil.
De acordo com a prefeitura, a erosão costeira causou o avanço do mar em mais de 100 metros ao longo das últimas décadas. Depois de destruir imóveis, agora afeta a RN-269, cujo fluxo de veículos é interrompido nos dias em que a maré sobe.
"Esperamos que as soluções apontadas pelos técnicos resolvam os problemas, mas não podemos ficar de braços cruzados enquanto isso. O município está trabalhando em um Plano de Contingência, que serve para ficarmos prevenidos para qualquer tipo de problema", afirmou o técnico da Defesa Civil do Estado, Marcus de Morais, depois da reunião.
"Essa semana pedimos diversas providências da Prefeitura Municipal, que já foram todas realizadas, e hoje vamos pedir novas medidas, que certamente também serão realizadas em um curto prazo", concluiu.
*Vídeo: Alexandre Gomes/Reprodução
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.