Descoberto na Argentina fóssil de mamífero parecido com esquilo de 'A Era do Gelo'
Um mamífero de 25 centímetros de comprimento semelhante ao "esquilo" do filme de animação A Era do Gelo viveu no oeste da Argentina, de acordo com as descobertas de uma equipe de paleontólogos, que o chamou de Pseudotherium argentinus.
A espécie que viveu no período Triássico há 230 milhões de anos foi encontrada em Ischigualasto (província de San Juan) em 2006 pelo pesquisador Ricardo Martínez, informou a agência de informação da Universidade de La Matanza.
A descrição da espécie acaba de ser publicada na revista científica Plos One.
O crânio foi estudado na Universidade do Texas por Martinez, juntamente com os pesquisadores Rachel Wallace e Timothy Rowe.
"A nova espécie tem um focinho muito longo e liso, de pouca profundidade, e suas presas também são muito compridas e estão localizadas quase na ponta do focinho", explicou o pesquisador argentino, comentando a semelhança "tremenda" com o personagem Scrat, do filme que estreou em 2002.
Seu hábitat tinha muitas samambaias e plantas coníferas, mas os pesquisadores acham que ele deveria se alimentar de insetos e animais menores.
A utilidade das longas presas ainda não está clara. "Elas poderiam servir para escavar e pegar insetos, ou presas, mas outra opção é que este animal é um macho e estamos na presença de um dimorfismo sexual", disse Martinez.
Ischigualasto é um parque nacional popularmente conhecido como Vale da Lua por sua semelhança com a superfície lunar.
É um rico sítio paleontológico e uma reserva natural em que o vento e a água moldaram formas geológicas marcantes ao longo de 220 milhões de anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.