Descoberto na Argentina fóssil de mamífero parecido com esquilo de 'A Era do Gelo'

Pesquisador destacou semelhança "tremenda" do fóssil com o personagem Scrat - Reuters
Pesquisador destacou semelhança "tremenda" do fóssil com o personagem Scrat Imagem: Reuters

Da AFP, em Buenos Aires

23/08/2019 14h11

Um mamífero de 25 centímetros de comprimento semelhante ao "esquilo" do filme de animação A Era do Gelo viveu no oeste da Argentina, de acordo com as descobertas de uma equipe de paleontólogos, que o chamou de Pseudotherium argentinus.

A espécie que viveu no período Triássico há 230 milhões de anos foi encontrada em Ischigualasto (província de San Juan) em 2006 pelo pesquisador Ricardo Martínez, informou a agência de informação da Universidade de La Matanza.

A descrição da espécie acaba de ser publicada na revista científica Plos One.

O crânio foi estudado na Universidade do Texas por Martinez, juntamente com os pesquisadores Rachel Wallace e Timothy Rowe.

"A nova espécie tem um focinho muito longo e liso, de pouca profundidade, e suas presas também são muito compridas e estão localizadas quase na ponta do focinho", explicou o pesquisador argentino, comentando a semelhança "tremenda" com o personagem Scrat, do filme que estreou em 2002.

Imagem do crânio do Pseudotherim argentinus - Plos One - Plos One
Imagem do crânio do Pseudotherim argentinus
Imagem: Plos One
Seu hábitat tinha muitas samambaias e plantas coníferas, mas os pesquisadores acham que ele deveria se alimentar de insetos e animais menores.

A utilidade das longas presas ainda não está clara. "Elas poderiam servir para escavar e pegar insetos, ou presas, mas outra opção é que este animal é um macho e estamos na presença de um dimorfismo sexual", disse Martinez.

Ischigualasto é um parque nacional popularmente conhecido como Vale da Lua por sua semelhança com a superfície lunar.

É um rico sítio paleontológico e uma reserva natural em que o vento e a água moldaram formas geológicas marcantes ao longo de 220 milhões de anos.