Topo

Esse conteúdo é antigo

Fragmentos de óleo são retirados de mais 3 cidades no Rio de Janeiro

23.nov.2019 - Primeira cidade fluminense a notar a chegada de manchas de óleo foi São João da Barra (RJ), no sábado - Divulgação/Marinha
23.nov.2019 - Primeira cidade fluminense a notar a chegada de manchas de óleo foi São João da Barra (RJ), no sábado Imagem: Divulgação/Marinha

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

25/11/2019 09h14

A Marinha do Brasil recolheu ontem novos fragmentos de óleo no norte do RIo de Janeiro e informou que as amostras foram enviadas para análise. Ainda não há confirmação que de que o óleo recolhido é o mesmo que atingiu as praias de Grussaí, em São João da Barra, também no norte do estado, na região Nordeste do país e no Espírito Santo.

De acordo com a Marinha, dessa vez, foram retirados fragmentos das praias de Santa Clara e Guriri, em São Francisco de Itabapoana; e na praia do Barreto, em Macaé. A maior quantidade foi retirada do Canal das Flechas, em Quissamã, onde apareceu 1 kg de óleo.

Na sexta-feira (22), 300 gramas do material já tinham sido encontrados no Rio de Janeiro pela primeira vez. Os fragmentos apareceram na praia de Grussaí, em São João da Barra, e segundo a Marinha, o material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e confirmada a compatibilidade com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo.

Mais de 740 localidades atingidas

As primeiras manchas de óleo foram localizadas no litoral da Paraíba no dia 30 de agosto e segundo levantamento do Ibama, desde então, o óleo já atingiu mais de 749 localidades. A região Nordeste foi a mais prejudicada. Ao menos 117 municípios do Nordeste e do Espírito Santo foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru.

Em evento no sábado (23) na capital fluminense, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o governo ainda não sabe quanto de óleo ainda tem no mar.

"Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda sua carga, menos de 10% chegaram à nossa costa ainda. Então, nos preparemos para o pior".

A Marinha informou através de nota que as fábricas de cimento Votorantim, em Sergipe e Ceará; Apodi, no Ceará; Intercement, na Bahia; e Mizu, no Rio Grande do Norte, estão recebendo os resíduos de óleo recolhidos nas regiões atingidas, colaborando com as ações de destinação final do material oleoso.

Atualmente, foram limpas as praias localizadas nos estados do RJ, ES, PI, CE, RN e PB. No entanto, permanecem com vestígios de óleo e com ações de limpeza em andamento: Araioses (MA); Barreiros, Ipojuca, Paulista e Tamandaré (PE); Japaratinga, Barra de São Miguel, Feliz Deserto, Jequiá da Praia e Piaçabuçu (AL); Estância e Itaporanga (SE); Ilhéus, Igrapiúna e Cairu (BA).