Neve rosa aumenta preocupação de cientistas para temperaturas nos Alpes
O tom rosado da neve em determinadas regiões do Alpes tem gerado preocupação em pesquisadores, especialmente a respeito das temperaturas locais.
De acordo com serviço de notícias Science X, registros feitos a cerca de 50 km da cidade italiana de Trento mostram um fenômeno semelhante ao registrado em outras regiões, como Suíça e Groenlândia. Cientistas acreditam se tratar da presença de uma alga chamada Ancylonema nordenskioeldii.
Para Biagio di Mauro, representante do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, a coloração da neve seria um sinal da aceleração do aquecimento global.
"A alga não é perigosa — é um fenômeno que ocorre durante a primavera e o verão em latitudes intermediárias, mas também nos pólos", disse Di Mauro, que estudou o fenômeno na Suíça.
Embora a alga em si não ofereça risco, ela indica uma mudança. Em geral, o gelo reflete 80% da radiação do sol de volta para a atmosfera; no entanto, com a alga, o gelo escurece e absorve mais calor, derretendo mais rapidamente.
"Tudo que escurece a neve causa o derretimento, porque acelera a absorção da radiação", diz Di Mauro. "Estamos tentando quantificar o efeito de outros fenômenos além do humano no aquecimento global", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.