Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissão do Pantanal no Senado aprova convite a Salles para esclarecimentos

Foto de arquivo - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles - Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto de arquivo - O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

30/09/2020 10h58

Uma comissão de senadores que acompanha as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal aprovou sete requerimentos de medidas de enfrentamento ao problema, entre eles, um convite ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A senadora Soraya Thronick (PSL-MS) sugeriu que Salles seja convidado para esclarecer as medidas adotadas pelo governo federal para a contenção e a prevenção de queimadas no Pantanal.

A comissão, presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), também aprovou requerimento para realização de audiência pública com o procurador-geral da República, Augusto Aras, e procuradores de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Audiência pública

A comissão realiza hoje uma audiência pública. Um dos convidados é o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Eduardo Fortunato Bim.

A audiência cumpre a determinação, estabelecida no plano de trabalho da comissão, de discutir a atuação governamental no combate às queimadas no Pantanal e seus desdobramentos.

Após aumento do número de focos de incêndios no Pantanal sul-mato-grossense, 80 bombeiros do Distrito Federal e de Santa Catarina e 41 brigadistas do Ibama se somaram aos esforços para tentar controlar e apagar as chamas que já destruíram cerca de 1,7 milhão de hectares do bioma no estado. Cada hectare corresponde, aproximadamente, às medidas de um campo de futebol oficial.

A pedido do governo estadual, os brigadistas do Ibama chegaram ontem a Corumbá, uma das principais vias de acesso ao Pantanal.

* Com informações da Agência Senado e Agência Brasil