Topo

Maior cidade da Bolívia fica coberta por fumaça de incêndios florestais

24/08/2021 22h16

Santa Cruz (Bolivia), 24 ago (EFE).- A maior cidade da Bolívia, Santa Cruz de la Sierra, ficou coberta nesta terça-feira pela fumaça causada por incêndios florestais que devastaram nas últimas três semanas uma área de quase 600 mil hectares no departamento (estado) do qual ela é capital.

De manhã, em algumas partes da cidade, a visibilidade ficou muito prejudicada devido à forte fumaça.

Além disso, ao menos nove municípios do departamento de Santa Cruz, no centro-leste do país, estão em situação de emergência devido aos incêndios.

Em entrevista coletiva, Yovenka Rosado, chefe da unidade de combate a incêndios do governo de Santa Cruz, disse que cerca de 597.459 hectares foram devastados, sendo os municípios de San Matías, San Rafael, San Ignacio de Velasco e Charagua os de "maior concentração de focos" das chamas.

Segundo Rosado, o incêndio mais recente em uma área protegida ocorreu no Parque Nacional Otuquis, na tríplice fronteira com o Brasil e o Paraguai, para onde serão enviados técnicos e recursos para combater o fogo.

NÚMEROS E AÇÕES.

O sistema de alerta de incêndios florestais do gabinete do governador de Santa Cruz registrou 65 focos de incêndio hoje, elevando o total até agora em agosto para 4.894, e desde janeiro para 19.618.

De acordo com este sistema, "73% do departamento está sob risco extremo de incêndios florestais, levando em conta as condições climáticas, a seca na floresta, os ventos acima do normal e as altas temperaturas", conforme disse Rosado.

Em 2019, uma série de incêndios devastou quase 5 milhões de hectares de florestas na Bolívia e ficou marcada como um dos desastres ecológicos mais graves da última década no país, pois também afetou áreas protegidas, como parques naturais de alto valor ambiental.

No ano passado, o número foi reduzido em 62%, mas mesmo assim foi declarada situação de "desastre natural" por parte do governo, para facilitar meios de combater os incêndios.