Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudo aponta que a Terra está mais escura devido às mudanças climáticas

Brilho da Terra na lua, a partir da Estação Espacial Internacional, em 2011 - Divulgação / NASA
Brilho da Terra na lua, a partir da Estação Espacial Internacional, em 2011 Imagem: Divulgação / NASA

Colaboração para o UOL

05/10/2021 12h21Atualizada em 05/10/2021 15h26

As mudança climáticas estão tornando a Terra mais escura e cientistas apontam que o fato do planeta estar refletindo menos luz está diretamente ligado aos problemas ambientais que o planeta sofre.

De acordo com um artigo divulgado na revista Geophysical Research Letters, o clima da Terra e o brilho emitido estão diretamente ligados pela dinâmica das nuvens sobre o Oceano Pacífico.

Os novos estudos foram baseados a partir de observações do fenômeno conhecido como "brilho da Terra". Ao longo de duas décadas, os pesquisadores monitoram a luz que o planeta reflete na superfície do lado mais escuro da lua.

Utilizando satélites da NASA e da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), o projeto Ceres (Nuvens e Sistema de Energia Radiante da Terra) da NASA está em operação desde 1997. Um ano depois, cientistas do Big Bear Solar Observatory, no sul da Califórnia, começaram a observar as mudanças da luz.

Combinando análises de ambos estudos, os cientistas identificaram como e porque o brilho da Terra está mudando.

Conforme a nova pesquisa, ao longo de duas décadas, a quantidade de luz refletida da Terra declinou em torno de 0,5%. Contudo, nos últimos três anos, esta mudança se intensificou. Para os especialistas, o motivo está diretamente ligado com as mudanças climáticas do planeta.

Os dados do CERES revelaram que houve uma perda de nuvens brilhantes de baixa altitude no leste do Oceano Pacífico. Além disso, os cientistas identificaram aumentos significativos na temperatura da superfície do oceano.

O estudo sugere, ainda, que estas mudanças de luz têm implicações diretas para o futuro do planeta, intensificando os efeitos do aquecimento global.