Topo

Líderes mundiais chegam ao centro de convenções que será palco da COP26

01/11/2021 11h52

Glasgow (Reino Unido), 1 nov (EFE).- Cerca de 120 chefes de Estado e de governo que participam da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), começaram a chegar ao centro de convenções localizado em Glasgow, no Reino Unido, onde acontecerá o evento.

Entre os primeiros presentes estavam o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o príncipe Albert, de Mônaco.

Às 9h (horário de Brasília), acontecerá uma cerimônia de abertura e, em seguida, serão iniciados os discursos dos líderes mundiais, começando pelo do presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e concluindo pelo primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi.

Os pronunciamentos inaugurais continuarão nesta terça-feira e servirão para dar um impulso político à reunião de cúpula, que tem como objetivo manter a meta de limitar o avanço das temperaturas em mais 1,5 graus no fim do século, na comparação com o período pré-industrial.

As negociações já começaram entre técnicos, mas será a partir da próxima semana que vem, a segunda e última da COP 26, prevista para acabar em 12 de novembro, que os ministros ligados à área ambiental darão impulso final à conferência da ONU.

O objetivo principal é elaborar um acordo, entre outros pontos, para elevar a ambição pela redução das emissões de carbono e garantir transferências financeiras dos países ricos para nações em desenvolvimento.

ERDOGAN CANCELA VIAGEM.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, desistiu de última hora da viagem que faria para Glasgow, onde participaria da COP26, segundo anunciou o principal partido de oposição ao governo do país, o social-democrata CHP.

A agência de notícias local "Anadolu", por sua vez, veiculou, por sua vez, que o chefe de governo havia retornado durante a madrugada desta segunda-feira (hora local) para a Turquia, depois de ter acompanhado a Cúpula do G20, que aconteceu em Roma, na Itália.

Não houve qualquer confirmação ou negativa do Executivo turco sobre o cancelamento da viagem de Erdogan para Glasgow. Segundo o CHP, a desistência aconteceu porque o único objetivo do presidente era se encontrar com o americano Joe Biden, o que já aconteceu no fim de semana, na capital italiana.

O presidente Jair Bolsonaro, que também participou da Cúpula do G20, não estará na Conferência Climática da ONU. EFE