Topo

Ministro garante na COP26 que Brasil eliminará o desmatamento ilegal até 2028

10/11/2021 14h36

Glasgow (Reino Unido), 10 nov (EFE).- O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, garantiu nesta quarta-feira que o Brasil eliminará o "desmatamento ilegal" até 2028, além de ter se comprometido em 50% a emissão de gases do efeito estufa até 2030.

As promessas foram realizadas pelo integrante do governo liderado por Jair Bolsonaro em uma sessão plenária da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece na cidade de Glasgow, no Reino Unido.

"De maneira proativa, deixamos claro que o Brasil é parte da solução para fazer frente ao desafio global de reduzir as emissões. O Brasil é um gigante da natureza. Nossa agricultura de baixo carbono já restaurou quase 20 milhões de hectares de pastagem degradados", afirmou Leite.

O ministro do Meio Ambiente também destacou que 16 milhões de hectares de florestas nativas estão em processo de recuperação, um trabalho aliada com a luta contra o desmatamento ilegal, um dos principais problemas enfrentados pelo país.

"Reconhecemos estes desafios e estamos trabalhando para encará-los, para parar o desmatamento ilegal da Amazônia. O governo multiplicou os recursos destinados às agências federais ambientais e autorizou contratações para 739 novas agências ambientais", afirmou Leite.

Em paralelo, o titular da pasta do Meio Ambiente afirmou que o Ministério da Justiça "intensificou" as ações de controle no solo em 23 cidades, enquanto que o da Defesa lançou recentemente um "sistema de vigilância florestal inovador e muito mais preciso". EFE