Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia faz buscas em fazenda de suspeito de matar onça e abraçar cadáver

Homem mata onça-pintada com tiro na cabeça, põe a arma em cima do cadáver e debocha do animal - Reprodução/Twitter/marcior_silva
Homem mata onça-pintada com tiro na cabeça, põe a arma em cima do cadáver e debocha do animal Imagem: Reprodução/Twitter/marcior_silva

Do UOL, em São Paulo

02/04/2022 21h58

A Polícia Civil fez buscas na casa e na fazenda de Benedito Nédio Nunes Rondon, suspeito de matar uma onça-pintada com um tiro na cabeça e publicar o vídeo nas redes sociais abraçado ao animal. O episódio ocorreu em Poconé, considerada porta de entrada para o Pantanal mato-grossense, a cerca de 100 km de Cuiabá. O fazendeiro não foi localizado.

Segundo as investigações, divulgadas hoje pela TV Globo, o fazendeiro teria matado o animal há cerca de duas semanas e divulgado o vídeo nas redes sociais na semana seguinte. (Assista ao vídeo abaixo; atenção para imagens fortes)

O sujeito, muito provavelmente tendo observado a repercussão desse vídeo nas redes sociais, deletou. Fizemos uma entrevista com a esposa dele, que admitiu que ele possui uma arma de fogo, inclusive aquela pistola vista no vídeo. Delegado Maurício Marcel Pereira, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo

"Poconé é uma cidade com vocação turística, entrada para o Pantanal mato-grossense. E é inaceitável esse tipo de comportamento, esse tipo de conduta. Não só pela morte do animal, que, por si só, já se configura um grave crime ambiental, mas pelo desrespeito ao animal que foi observado naquele vídeo", acrescentou o delegado.

Nas imagens, Rondon aparece abraçado ao animal morto, põe a arma em cima do cadáver e debocha. Em outra cena, o corpo do animal é exibido em cima de uma caminhonete. O fazendeiro também relata, na gravação, que a onça teria matado 15 bezerros em sua fazenda.

Rondon deve responder pela morte da onça, pela posse ilegal e irregular de armas e também por guardar produtos de origem de animal silvestre.

À TV Globo, a defesa do fazendeiro informou que irá conversar com o seu cliente antes de um posicionamento.

Apesar da agilidade e imponência, a espécie está na lista de animais ameaçados de extinção. É considerado o maior felino das Américas. Já o Pantanal é tido como a maior planície continental inundável e um dos principais refúgios da onça-pintada no planeta.