Topo

'Neve de melancia': por que as montanhas ficaram cor-de-rosa nos EUA?

Neve rosada em Utah, nos Estados Unidos - Reprodução / Fox 13 Salt Lake City
Neve rosada em Utah, nos Estados Unidos Imagem: Reprodução / Fox 13 Salt Lake City

Colaboração para o UOL

26/06/2023 13h30

Um fenômeno natural tem chamado a atenção em Utah, nos Estados Unidos. A neve das montanhas aparece em tons de rosa e vermelho. O acontecimento, que está sendo chamado de "neve de melancia", pode ser bonito e gerar curiosidade, mas, afinal, o que está por trás dele?

O que causa a 'neve de melancia'?

A tonalidade rosada é causada pela alga Chlamydomonas nivalis. A cor vem de pigmentos e outras moléculas que a espécie usa para se proteger da luz ultravioleta.

Fenômeno acontece durante a primavera e o verão. A espécie em questão prospera em ambientes frios e nevados, mas é nas estações mais quentes, quando há água derretida e nutrientes suficientes na camada de neve, que as algas saem do estado de dormência, entram em contato com a radiação solar e florescem.

Floração é sinal do estágio reprodutivo das algas. As algas produzem grande parte do oxigênio do mundo, mas às vezes elas "exageram", multiplicando-se até desequilibrar os meios em que estão inseridas — e isso pode causar, por exemplo, o fenômeno "neve de melancia".

Vermelho é a cor mais comum do fenômeno, mas também existem outros tipos de algas que vivem no gelo e que podem "tingir" a neve com outras cores, como verde, roxo e laranja.

Especialistas dizem que ocorrência é normal. De acordo com a CNN norte-americana, também não há perigo em caso de contato com a "neve de melancia".

Alpes em todo o mundo estão passando pelo aumento da proliferação das algas da neve. Segundo o The New York Times, pesquisadores estão investigando as espécies para entender melhor o fenômeno. Porém, conforme publicado pelo jornal, ainda que a proliferação dessas algas seja pouco compreendida, o fato de estarem acontecendo provavelmente não é um bom sinal.

- - Reprodução / Fox 13 Salt Lake City - Reprodução / Fox 13 Salt Lake City
Fenômeno é causado pela alga Chlamydomonas nivalis
Imagem: Reprodução / Fox 13 Salt Lake City