7 sinais de que seu cachorro te ama: saiba como interpretar

Os animais de estimação são companheiros leais e criam laços afetivos profundos com os humanos ao longo da vida. Existem diversos sinais que indicam que seu cachorro te ama, desde hábitos diários até comportamentos específicos observados durante brincadeiras e momentos de relaxamento.

Em determinadas situações, o adestramento e treinamento do seu cachorro podem ser opções para que ele aprenda maneiras eficientes de comunicar suas emoções e necessidades.

Os cães não têm noção de tempo, mas tudo o que é feito todo dia acaba virando um condicionamento Ricardo Tamborini, especialista em comportamento animal.

A seguir, descubra mais informações sobre como seu cachorro demonstra amor.

  1. Olha nos seus olhos: Cachorros domésticos que mantêm contato visual prolongado produzem ocitocina, o hormônio do amor, que fortalece vínculos, provoca bem-estar e melhora a saúde. Esse comportamento indica confiança e segurança, enquanto animais em perigo evitam contato visual e ficam agitados e alertas.
  2. Cheira você bastante: Alguns cachorros gostam de ficar perto dos donos e cheirar o pescoço, braços e pernas para absorver o cheiro natural ou perfume. Eles podem até roubar roupas, como meias suadas e camisetas velhas, para levar para onde dormem. Os cães associam esses cheiros ao prazer e carinho, e podem estranhar quando o dono muda de perfume ou toma banho, pois consideram o cheiro natural como familiar.
  3. Imita seus gestos: O bocejo dos cães ao verem seus tutores bocejarem, por exemplo, indica empatia e afeto, mostrando sintonia e conexão. Esse gesto demonstra que o cão entende e se solidariza com o cansaço do tutor. Por isso, podem acompanhar nas sonecas, sincronizar horários de sono e até esperar o tutor ir para a cama, funcionando como um despertador natural.
  4. Pede sua ajuda: Quando expostos a fogos de artifício, pessoas desconhecidas ou barulhos estranhos, cães buscam conforto junto aos tutores, se escondendo entre as pernas, subindo no colo ou encontrando sossego ao serem abraçados. Esse comportamento é raro e demonstra profunda confiança, pois o cão abre mão de seus instintos de proteção e confia na segurança proporcionada pelo tutor.
  5. Reconhece seus maus momentos: Quando você está chorando ou triste, o cachorro pode subir no seu colo, repousar a cabeça em suas pernas ou simplesmente ficar por perto para oferecer suporte. Cientificamente, os cães conseguem ler gestos e expressões, o que significa que eles percebem sua tristeza e tentam confortá-lo.
  6. Dorme sempre na sua cama: Se seu animal de estimação dorme profundamente ao seu lado, isso mostra que ele te ama e se sente seguro e confortável. Dormir perto de você, como na cama ou ainda no chão do quarto, indica que ele sabe que você está bem e pode relaxar.
  7. Balança o rabo ao te ver: Quando um cachorro balança o rabo ao te ver, especialmente com uma linguagem corporal relaxada ou empolgada, isso indica um profundo afeto. O rabo é um excelente indicador das emoções dos cachorros, mostrando desde medo até animação. Se ele está feliz e relaxado ao seu lado, é um sinal claro de que ele te ama muito.

E quando cães reprovam alguém?

Imagem
Imagem: iStock

A pesquisa de um grupo da Universidade de Kyoto (Japão), publicada em 2017 na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, analisou como cães e seus donos reagiam em uma situação hipotética: o dono do pet deveria fingir que não conseguia abrir uma caixa e pedir ajuda para dois pesquisadores.

Um dos cientistas se recusava a ajudar, enquanto outro era bem mais prestativo.

Continua após a publicidade

Após esta cena, os dois pesquisadores ofereciam um biscoito ao cachorro. Quanto mais grossa fosse a recusa do pesquisador em ajudar, menos os cães analisados estavam dispostos a aceitar o quitute.

Os cientistas concluíram que os bichinhos eram capazes de julgar se uma pessoa era boa ou ruim e tratá-los de acordo com a forma que seu dono foi tratado.

Ou seja: confie quando seu cãozinho parecer não gostar de alguém — ele pode ter visto mais do que você imagina.

*Com informações de reportagem publicada em 13/02/2017 e 02/08/2016

Deixe seu comentário

Só para assinantes