No Rio, Ciro e Bolsonaro pedem votos a candidatos na TV

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

A menos de um mês do primeiro turno das eleições, candidatos ao governo e ao Senado pelo Rio de Janeiro passaram a recorrer à imagem de presidenciáveis para alavancar suas candidaturas.

Primeiro candidato ao Palácio Guanabara a aparecer no horário eleitoral desta segunda-feira (10), Pedro Fernandes (PDT) abriu o programa ao lado do também pedetista Ciro Gomes. Em uma gravação, o candidato ao Planalto pedia votos para Fernandes. Nos programas anteriores, as duas campanhas não haviam sido vinculadas.

Em rápida inserção, o candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, apareceu na campanha de Flávio Bolsonaro (PSL) pedindo votos a seu filho, candidato ao Senado. A gravação é anterior ao ataque a faca que sofreu em Juiz de Fora (MG).

Candidato ao Senado, Arolde de Oliveira (PSD) pediu aos eleitores um dos dois votos para o Senado e exibiu foto na qual aparece ao lado de Jair Bolsonaro.

Wilson Witzel (PSC) usou o seu tempo de campanha para expressar solidariedade a Bolsonaro, atacado a golpe de faca durante ato de campanha na última quinta-feira (6). "Não podemos tolerar que um candidato tome uma facada. Não é assim que construímos uma democracia. A lei tem que se fazer presente", afirmou o ex-juiz.

A petista Márcia Tiburi seguiu a tônica adotada desde o início da campanha, vinculando o seu nome ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Com o PT de volta ao governo federal e ao governo do estado, vamos voltar a prosperar", afirmou.

Lindberg Farias (PT) continuou atrelando a sua imagem à do ex-presidente Lula, exibindo imagens dos dois, em antigas campanhas, e finalizou dizendo. "Quero continuar sendo a voz de Lula. Eu sou Lula e Lula sou eu".

José Bonifácio (PDT) também usou a imagem e a voz do presidenciável pelo seu partido. Ciro surge pedindo votos para ele em um vídeo. "Preciso dele para me ajudar a reconstruir o Brasil', disse Ciro.

Candidatos miram trajetórias políticas

Os três primeiros colocados nas pesquisas de intenções de votos para o governo do Rio de Janeiro seguem usando os seus espaços no programa eleitoral para apresentar propostas e relembrar os seus feitos na política. Eduardo Paes (DEM) prometeu nesta segunda investimentos em educação e saúde.

Romário (Podemos) prometeu rever contratos do governo, com um tom mais incisivo do que o que vinha adotando. "Está faltando vergonha na cara e respeito à população!", disse.

Anthony Garotinho (PRP), por sua vez, lembrou os feitos realizados durante o período em que foi governador do estado e pediu votos para a sua legenda. O candidato recorre de uma decisão em segunda instância tomada pelo Tribunal Regional Federal, que pode deixá-lo inelegível após condenação por formação de quadrilha em esquema que teria visado beneficiar contraventores do Rio.

Com menos tempo de campanha, Tarcísio Motta (Psol), Marcelo Trindade (Novo)Dayse Oliveira (PSTU) aproveitaram o espaço apenas para pedir votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos