Após debate, Doria e França continuam duelo pelas redes sociais

Guilherme Mazieiro

do UOL, em São Paulo

  • Levi Bianco/Agência O Globo

Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) continuaram, nesta quarta-feira (3), o duelo iniciado no debate da TV Globo no dia anterior. O tucano postou um vídeo editado em que chama França de "petista enrustido". O atual governador rebateu dizendo que Doria tem "medinho" de enfrenta-lo.

Desde o começo da campanha Paulo Skaf (MDB) e Doria lideram as intenções de votos nas pesquisas, dentro da margem de erro. O último Datafolha apontou que os dois são os possíveis candidatos para disputarem o segundo turno: Doria aparece com 25%, e Skaf, com 22%. França está em terceiro lugar com 14% e cresceu nas últimas pesquisas, ele ainda tenta garantir uma vaga para fase final da disputa.

Doria atacou primeiro, na manhã desta quarta-feira (3). O tucano postou um vídeo em seu perfil do Facebook e escreveu que: "Márcio França é socialista, é esquerdista, é PT e tenta esconder. Não vamos permitir os atrasos da esquerda no Estado de SP".

O material editado mostra Doria falando que se precisar "a gente mandar servir uma Maracujina para você" e apresenta um vídeo de França, quando era deputado federal, falando que é líder do PSB na Câmara e membro do conselho político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O tucano ainda diz que França é de esquerda, defendeu o PT, o Lula e foi contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Nos momentos finais do vídeo inicia-se um som de explosão e em seguida aparece uma imagem de bomba em detonação.

Cerca de uma hora depois, França fez um vídeo selfie após campanha em Carapicuíba (SP) rebatendo Doria e dizendo que o tucano "só quer "bater papo com o menino do Aerotrem!", uma referência ao candidato do PRTB, Rodrigo Tavares.

No vídeo, França diz que "pegou" o tucano no debate "porque tudo que ele fala, ele não cumpre". "Não tem coragem de me enfrentar porque ele olha para minha cara e até fica com uma cara de medinho".

A discussão começou quando no debate da noite de terça-feira, quando França perguntou sobre a afirmação feita por Doria de que, caso eleito, a Polícia Militar vai atirar para matar. O tucano amenizou e respondeu que a frase foi tirada de contexto.

Na réplica, França acusou Doria de marqueteiro e subiu o tom para não ser interrompido pelo adversário. "Você não manda nas pessoas, João. Não meça as pessoas por você. Você não deixa as pessoas falarem. Você não tem direito de ofender as pessoas, a chamar os outros de gordo", emendou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos