Presidente do PT é eleita deputada federal e pede voto para Haddad

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL

  • Arte/UOL

    A presidente nacional do PT recebeu a terceira maior votação dentre os deputados eleitos pelo Paraná

    A presidente nacional do PT recebeu a terceira maior votação dentre os deputados eleitos pelo Paraná

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi  Hoffmann, obteve a terceira maior votação entre os deputados federais do Paraná neste domingo (7), e vai trocar o Senado pela Câmara a partir de janeiro de 2018.

A deputada eleita mantém a postura de porta-voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pede votos para o correligionário Fernando Haddad na disputa contra Jair Bolsonaro no segundo turno para a Presidência. "Agora, é lutar para que o Brasil seja de novo do povo brasileiro. É lutar por Lula e Haddad, nosso próximo presidente. Continuar o projeto que Lula nos legou", diz a candidata que recebeu 212.513 votos.

Além de Gleisi, o PT paranaense terá o reeleito Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu, e Enio Verri como representantes na Câmara dos Deputados.

Leia mais:

No último sábado (6) a candidata divulgou uma carta ao ex-presidente  dando parabéns pelo seu aniversário de 73 anos. Segundo ela, o presente dos brasileiros para o ex-presidente seria permitir que o candidato do PT à presidência da República chegasse ao segundo turno das eleições.

Gleisi também foi Ministra-Chefe da Casa Civil no primeiro Governo de Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014. Em 2016, presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e, em outubro do mesmo ano, foi eleita vice-presidente da comissão de assuntos econômicos do Parlamento do Mercosul.

Ela foi alvo de denúncias na operação Lava Jato, em março de 2016. A Polícia Federal chegou a indiciar a deputada federal eleita e o marido dela, Paulo Bernardo – ex-ministro das Comunicações no governo Dilma – por corrupção passiva. A investigação acusava a dupla de ter recebido R$ 1 milhão em propina oriunda de contratos da Petrobras para a campanha eleitoral de Gleisi ao Senado, em 2010. Em janeiro desse ano, o casal foi absolvido dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Segunda Turma considerou que não havia provas para condená-los.

Em entrevista ao UOL, Gleisi comemorou a ida de Haddad para o segundo turno e diz estar confiante. "Haddad e Manuela trazem esperança de retomada democrática. Vamos juntos trazer a esperança de volta", conclui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos