Haddad chama Bolsonaro de "aberração" e cobra explicação sobre WhatsApp

Do UOL, em São Paulo

  • Polianna Uchoa/Divulgação/PT Ceará

    O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, discursa em Fortaleza

    O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, discursa em Fortaleza

O candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, subiu o tom contra seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL), e o chamou de "aberração" e "soldadinho barato" durante um discurso em Fortaleza (CE) na manhã deste sábado (20). "No dia 28 de outubro, nós vamos eleger uma chapa com compromisso com a democracia, com as liberdades, com os direitos sociais e civis e não essa aberração que eles inventaram", disse Haddad. "Vem me enfrentar, soldadinho barato. Não está preparado para a Presidência da República", afirmou.

Cercado por lideranças petistas como o deputado federal José Guimarães (CE) e pelo líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, Haddad endureceu as críticas a Bolsonaro e disse que, ao longo de 28 anos de carreira política, Bolsonaro deixou um rastro de ofensas contra os nordestinos. 

Leia também:

"A elite ficou dois procurando um candidato para representá-la. Acharam o que tem de pior no Congresso Nacional. Uma aberração que só fala em violência, ofende os nordestinos, ofende as mulheres, ofende os negros [...] durante 28 anos ele deixou gravado o que pensa do Nordeste, o que pensa do Bolsa Família, o que pensa das mulheres, dos negros. É uma figura doentia que só tem ódio no coração", disse o petista. 

O foco no Nordeste faz parte da estratégia do PT de consolidar sua liderança na região para tentar reverter a diferença de votos entre Haddad e Bolsonaro. 

A ida a Fortaleza marca sua primeira viagem ao Nordeste desde o início do segundo turno das eleições. Antes do discurso, mais cedo, o petista disse querer ter 75% dos votos válidos no Ceará, estado onde Ciro Gomes (PDT) foi o mais votado na primeira etapa da disputa. O porcentual representa a soma dos votos de Ciro e do petista no primeiro turno.

Na manhã deste sábado, Haddad fez uma caminhada em Fortaleza ao lado do governador reeleito no Estado, Camilo Santana (PT), e de outros aliados.

"Quero encostar em você no segundo turno, para ver se chega em 75%", disse o ex-prefeito de São Paulo a Camilo durante a caminhada. Apoiador de Ciro, o governador petista foi reeleito com 80% dos votos válidos no primeiro turno da disputa estadual.

Críticas a adversário

O candidato do PT também afirmou que tem sido "o centro de calúnias" de seu adversário, Jair Bolsonaro (PSL).

Ele cobrou providências para que sejam conduzidas investigações sobre o suposto grupo de empresários que financiaria o envio em massa de mensagens falsas anti-PT na plataforma WhatsApp.

"Esperamos que com o tranco, essas denúncias tragam prisão preventiva de algum empresário, para que eles denunciem em delação o que que aconteceu na campanha dele", disse aos apoiadores que o aguardavam no Comitê Cultura, na Praia de Iracema. 

Também neste sábado, o presidente do PSL, Gustavo Bebianno, disse que entrará com um pedido na Procuradoria Geral da República (PGR), na próxima segunda-feira (22), para que se investigue a denúncia de compra de pacotes de envios de mensagens em massa contra o PT por empresas que apoiariam o candidato.

"Vamos pedir que essa denúncia, que não tem pé nem cabeça, seja apurada até o fim", disse Bebianno.

Agenda

Na busca por angariar mais votos no Nordeste, onde o PT teve vantagem em vários estados, Haddad faz neste sábado caminhada em Fortaleza e segue para atos organizados em Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará.

No início da noite, o candidato segue para o Piauí, onde encontrará apoiadores na cidade de Picos, localizada a cerca de 300 km da capital, Teresina. No domingo (21), a previsão é ato em São Luís, no Maranhão.

Na sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, Haddad reclamou do que classifica como "Justiça analógica" para apurar o que chama de "tsunami cibernético", referindo-se à avalanche de notícias falsas disseminada nesta campanha eleitoral. O assunto está em investigação e a Polícia Federal pode ser acionada para apurar.

(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo) 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos