Doria nega veracidade de vídeo íntimo e promete ir à Justiça

Guilherme Mazieiro e Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, publicou um vídeo em suas redes sociais, na tarde desta terça-feira (23), para se defender de um vídeo, divulgado e viralizado nas redes sociais durante o dia, em que o tucano, supostamente, participaria de uma orgia, deitado em uma cama, com ao menos cinco mulheres. O candidato negou a veracidade do vídeo.

Doria afirmou, ao lado de sua mulher, Bia, que o vídeo é "vergonhoso", "grotesco" e uma "fake news" que tinha como interesse querer o seu mal e o mal de sua família. "Pedi a um perito criminal que verificasse estas imagens. Pedi também medidas judiciais criminais contra os autores desse vídeo", disse o candidato.

"Lamento muito que a campanha em São Paulo tenha chegado a esse nível, de ferir a nossa família, de ferir o conceito que eu sempre preservei. Refuto isso com toda minha energia", complementou o candidato. Ao seu lado, Bia Doria aparentava abatimento.

Bia Doria acompanhou o marido no estúdio do SBT, em Osasco, na Grande São Paulo, para o debate que foi promovido na noite desta terça pela emissora em parceria com o UOL e a Folha de S. Paulo. Ao ser questionada sobre o vídeo, ela afirmou acreditar em João Doria. "É mentira, eu conheço o corpo do meu marido. Foi montagem", disse.

O candidato ainda pediu desculpas aos eleitores pelo tom da campanha. "Peço desculpas a você pelo nível desta campanha em São Paulo. Não imaginei que, pelo fato de estarmos liderando a campanha, o vale tudo começasse, principalmente neste nível, nos últimos dias de campanha", afirmou.

Horas antes de Doria divulgar o vídeo, a assessoria de imprensa do candidato chegou a afirmar que a campanha estava "horrorizada" com o vídeo e, rapidamente, o classificou como fake news. O jornal "O Globo" chegou a informar que a campanha teria acusado Márcio França (PSB), adversário do tucano no segundo turno na eleição ao governo de São Paulo, de produzir o vídeo, o que não foi confirmado pela campanha. 

Com base na informação do jornal do Rio, Márcio França deu sua versão e lamentou a divulgação do vídeo. "É lamentável que Doria nos faça essa acusação, que chega a ser quase tão grave quanto a violência de que ele é vítima. Repudiamos tanto a declaração do candidato, quanto a divulgação desse tipo de vídeo. São Paulo não merece esse constrangimento. Doria não deve medir os outros por sua régua", disse. 

Ao chegar para o debate que será promovido pelo UOL, SBT e Folha de S. Paulo nesta terça, o candidato tucano foi questionado se suspeitava que a campanha de França teria participação na divulgação do suposto vídeo e o candidato evitou acusações. "É provável, mas eu não quero fazer acusações sem ter certeza", afirmou.

O candidato do PSB repetiu que não tem qualquer responsabilidade sobre o vídeo e lamentou a acusação. "Lamento por ele (Doria) e pela fala dele. Nós não temos nada a ver com isso. Não tem nada a ver comigo. Isso tem a ver com ele", explicou o atual governador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos