Boletins de urnas no exterior circulam novamente nas redes sociais

Do UOL*, em São Paulo

  • Reprodução

    Boletins com resultados das urnas no Japão foram divulgados nas redes sociais

    Boletins com resultados das urnas no Japão foram divulgados nas redes sociais

Assim como no primeiro turno, resultados de urnas utilizadas no exterior já estão inundando as redes sociais na manhã deste domingo (28). Boletins com resultados das votações no Japão, segundo maior colégio eleitoral fora do país, circulam em publicações no Facebook e no Twitter.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é ilegal fotografar e divulgar imagens desses papéis. Essa contagem de votos, no entanto, não tem qualquer validade, visto que não passa pela auditoria do órgão eleitoral. Por volta do meio-dia, segundo o TSE, a votação já havia sido encerrada em 33 países. 

No Brasil, o TSE deve começar a disponibilizar os primeiros dados relativos à apuração da eleição presidencial a partir das 19h (horário de Brasília). O placar das eleições do UOL já está no ar: https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018

Leia também:

No país asiático, assim como em outros do continente, as urnas fecharam no início da manhã de hoje (horário de Brasília) devido à diferença de fuso horário. Os brasileiros que moram no país fotografaram boletins impressos das urnas que mostram resultados parciais da eleição presidencial.

Essa divulgação de resultados parciais acontece por que os mesários responsáveis, após o fim do horário da votação, fixam os boletins em quadros de aviso. A ideia é que que todos os eleitores e fiscais de partidos possam conhecer e auditar o resultado do pleito.

O TSE informa que qualquer um pode fotografar e divulgar as imagens nas redes sociais, o que reforça a grande probabilidade de as imagens serem reais. 

Qualquer cidadão brasileiro consegue verificar a autenticidade dos boletins por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral "Boletim na Mão". Basta escanear o código (QR Code) impresso no boletim, e conferir se os dados correspondem aos divulgados pelo TSE. A consulta, no entanto, só pode ser feita no dia posterior à votação.

Eleições no exterior

Fora do Brasil, em 99 países, 500.727 eleitores estão aptos a declarar seu voto neste segundo turno --um número 41% maior do que o anotado em 2014, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. Eles votam somente para presidente da República. 

Segundo o TRE-DF, foram enviadas 680 urnas eletrônicas para fora do país. Alguns locais terão voto em cédula de papel, nas chamadas urnas de lona, por "motivos variados", segundo o órgão.

O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil.

(Com Agência Brasil)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos