Lula pede que Evo acelere obras financiadas pelo BNDES

Vinicius Konchinski
Enviado Especial da Agência Brasil
Em San Salvador (El Salvador)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje (30) ao presidente da Bolívia, Evo Morales, que acelere a execução de obras financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

  • Elmer Martinez/AFP

    Em visita a El Salvador, Lula encontrou-se com o presidente da Bolívia, Evo Morales. De lá, Lula segue para Cuba

Em encontro privado, antes da primeira reunião da Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado, em San Salvador, Lula disse a Evo que é importante que a Bolívia conclua os projetos em andamento no país para que o Brasil possa financiar novas obras.

Desde 2006 o Brasil tem um acordo com a Bolívia para o financiamento de projetos de infra-estrutura. Um deles é o da construção da Rodovia Interoceânica, que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico e, assim, criará um acesso ao mar para a Bolívia.

Segundo o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, os dois presidentes agendaram para janeiro um novo encontro, que desta vez acontecerá no Acre, para discutir as relações bilaterais. A questão migratória e freqüentes ameaças de expropriação de propriedades de brasileiros na Bolívia devem ser os temas principais da nova reunião.

Ainda de acordo com Garcia, Evo Morales agradeceu o apoio político de Lula durante os conflitos ocorridos na Bolívia e também na reunião de emergência da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) de setembro, convocada justamente para discutir o assunto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos