Paes anuncia secretário de Transportes; bilhete único é prioridade

Juliana Castro
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), anunciou nesta terça-feira o nome do secretário municipal de Transportes. O escolhido foi Alexandre Sansão Fontes, de 38 anos, coordenador de inteligência da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio).

De acordo com Sansão, que recebeu o convite na última segunda-feira (3), o Rio de Janeiro tem hoje "um sistema desorganizado", e por isso a implantação do bilhete único é prioridade. "O bilhete único é uma prioridade da Secretaria. Assim ele [Paes] nos orientou", afirmou o novo secretário, informando que vai "modernizar o controle de trânsito que hoje está obsoleto".

"Chamei a atenção para o trabalho duro que ele vai ter para juntar as pontas e interagir com o governo do Estado", disse Eduardo Paes, avisando que Sansão terá toda a liberdade para nomear os subordinados.

Paes havia dito que poderia indicar alguém de perfil mais político para a Secretaria de Transportes, mas mudou de idéia e escolheu um funcionário de carreira na prefeitura. "Eu entendi que era uma área que eu tinha que segurar com um perfil mais técnico", afirmou o prefeito eleito do Rio.

Grupo de discussão

Bilhete único deve ser prioridade no Rio?

O secretário disse que outro objetivo é licitar as linhas de ônibus, mas informou que há possibilidade das linhas de vans serem licitadas primeiro. Sansão não soube dizer se vai diminuir a circulação das mais de seis mil vans cadastradas no Rio de Janeiro: "Pode mudar para mais ou para menos, vai depender dos estudos que a gente vai fazer".

Alexandre Sansão é engenheiro e mestre de planejamento de transportes pela Coppe/UFRJ e funcionário de carreira da CET-Rio. Ele trabalha na prefeitura desde 1996. Sansão é o quinto secretário anunciado por Paes, que já revelou os nomes para a Casa Civil, Saúde, Ordem Pública, além da Procuradoria Geral do Município.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos