Topo

Temer terá apoio de 11 partidos para candidatura à presidência da Câmara

Piero Locatelli<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília (DF)

17/12/2008 13h59

Com o apoio de 11 partidos para a presidência da Câmara dos Deputados, o candidato Michel Temer (PMDB-SP) disse contar com a colaboração de seus partidários e dos membros dos partidos aliados para conquistar a cadeira, mesmo com a votação secreta. "Eu espero que a chamada traição seja a meu favor, né?", disse o candidato sobre a possibilidade de deputados não votarem no candidato que os seus partidos apóiam oficialmente.

Os três maiores partidos da oposição na Câmara dos Deputados formalizaram apoio à candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Casa na noite de terça-feira (16), por meio de nota. PSDB, DEM e PPS se juntam agora a outros oito partidos apoiadores da candidatura de Temer. São eles: PMDB, PT, PSC, PTB, PV, PT do B, PRB, PHS. Temer disse crer que o PR também vá apoiá-lo.

Hoje, pela manhã, os líderes voltaram a se reunir para oficializar a candidatura. Apesar do apoio dos partidos, não há garantia da vitória de Temer. Na eleição no dia 2 de fevereiro de 2009, os votos serão secretos.

José Aníbal, líder do PSDB na Câmara, disse não acreditar nas chances de uma traição de deputados de sua legenda. "Todos do PSDB estarão votando no presidente Michel Temer", disse.

Fernando Coruja (PPS-SC), líder do PPS na Câmara, diz acreditar na vitória de Temer mesmo com muitos concorrentes. "Eu acho que ele reúne um grupo de partidos suficientemente forte para garantir a eleição no primeiro turno."

Temer diz não se sentir intimidado pelos outros quatro candidatos independentes da base governista. Milton Monti (PR-SP), Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) também participarão do pleito.