Em visita a MG, Lula critica antecessores e diz que crescimento do país gerou "inimizade" externa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (8), em Uberlândia (MG), no triângulo mineiro, que o crescimento do país gerou “inimizades” externas. Lula também criticou seus antecessores, sem citar nomes, afirmando que eles tinham “inteligências colonizadas”.
Lula vai a MG para dar "gás" na campanha de Hélio Costa
“Em se tratando de terra agricultável, o Brasil é imbatível. Isso é uma garantia de soberania nacional que muitos países não têm. (...) Quando o Brasil começa a crescer, o Brasil começa a arrumar inimigos. (...) Assim é o mundo comercial. O Brasil ficou grande, bonito e importante”, disse o presidente durante inauguração de um armazém da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
De acordo com Lula, as gestões passadas não enfrentaram os ditames do mercado econômico internacional. “Houve um tempo em que nós éramos dirigidos por pessoas que pareciam muito inteligentes, mas que tinham sua inteligência colonizada. Tudo dependia dos EUA, da Europa, e acreditavam muito pouco em nós mesmos”, afirmou ao relembrar recentes brigas na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra os EUA por conta do algodão e do açúcar brasileiros.
“Antigamente, a gente ia brigar com os Estados Unidos, e diziam para a gente, não vai brigar com os EUA, eles são muito grandes. Não vá brigar com a Europa, eles são muito grandes. Ora, põe um ratinho perto do elefante para ver como o bicho tem medo e se borra”, disse.
Segundo Lula, com o início do seu governo, em 2003, a expansão do crédito permitiu ao país experimentar “posição de destaque”. E afirmou que o Estado e a iniciativa privada devem caminhar juntos e não serem “antagônicos”.
O presidente cumpre agenda durante todo o dia no Estado. À tarde, participa de entrega de unidades de apartamentos construídas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. No fim do dia, vai a comício, ao lado de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, e do candidato da base aliada ao governo local, o peemedebista Hélio Costa, na cidade de Betim, também na região metropolitana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.