Topo

PSD consegue vagas em comissões mistas do Congresso

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

17/07/2012 16h58

O PSD (Partido Social Democrático) conseguiu garantir vagas nas comissões mistas do Congresso Nacional. O projeto de resolução sobre isso foi aprovado por deputados e senadores nesta terça-feira (17).

A nova sigla, lançada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em março de 2011, após Kassab deixar o DEM, já havia conquistado, no início deste mês, direito a tempo de TV para fazer propaganda política gratuita e ao fundo partidário.

Pela proposta aprovada hoje, o número de integrantes de todas as comissões mistas de cada uma das Casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) será aumentado em 10% até o dia 31 de janeiro de 2015. A mudança também vale para as comissões que já estão em funcionamento.

Em nota, o líder do partido, o deputado Guilherme Campos (SP) afirma que o projeto permite que os parlamentares “exerçam seus cargos em sua plenitude” . “Nossos deputados tiveram mais de cinco milhões de votos, por isso precisam ser reconhecidos. Agora ficou claro que, autorizando a criação de um partido, todos os direitos políticos são adquiridos também.”

Para a Comissão Mista do Orçamento, por exemplo, deverão ser indicados como titulares os deputados Eduardo Sciarra (PSD-PR), Irajá Abrau (PSD-TO) e Paulo Magalhães (PSD-BA).