Em cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso, manifestantes gritam "fora, Renan"

Do UOL, em Brasília

Em cerimônia nesta segunda-feira (4) da abertura dos trabalhos do Congresso Nacional no ano de 2013, diversos manifestantes gritaram "fora, Renan" para o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Duas faixas traziam os dizeres: "Fora, Renan. Abaixo o Senado" e "Até quando o Poder Legislativo envergonhará o Brasil?".

Cinco anos após renunciar ao cargo de presidente do Senado sob suspeita de irregularidades, Renan foi eleito na última sexta-feira (1º), em votação secreta, o novo presidente da Casa para o biênio 2013-2014. Renan era favorito para a disputa, mesmo tendo sido oficializado candidato no final da tarde desta quinta-feira (31), menos de 24 horas antes da eleição. Ele substitui o senador José Sarney (PMDB-AP) no posto, terceiro na linha sucessória da presidência da República.

Renan chegou ao Congresso em carro oficial. Acompanhado dos secretários-gerais da mesa e dos diretores-gerais das duas Casas Legislativas, ele foi recebido pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), eleito hoje, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Alves e Renan foram saudados pelos Dragões da Independência, a guarda de honra do Exército. Depois assistiram à execução do hino nacional e ao hasteamento das bandeiras, além da salva de gala de 21 tiros de canhão. Em seguida, passaram a tropa em revista.

Mensagem presidencial

A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entregará ao Congresso Nacional a mensagem presidencial a ser lida na abertura dos trabalhos legislativos de 2013. A mensagem, enviada pela presidente Dilma Rousseff, deverá, segundo determina a Constituição, expor a situação do país e solicitar ao Poder Legislativo as "providências que julgar necessárias". A apresentação do documento é uma oportunidade de que dispõe a Presidência da República para divulgar à sociedade os seus objetivos para os próximos meses.

Gleisi e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, serão recebidos à entrada do Congresso e encaminhados ao gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados. De lá, sairão juntamente com o novo presidente da Câmara em direção ao Salão Nobre do Senado Federal.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos