Topo

Caixa diz que 900 mil sacaram Bolsa Família no fim de semana; R$ 152 mi foram pagos

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

2013-05-20T19:16:23

20/05/2013 19h16

A CEF (Caixa Econômica Federal) informou nesta segunda-feira (20) que 900 mil benefícios do Bolsa Família foram sacados em todo o país no fim de semana passado. Mais cedo, o banco informou que cerca de 1 milhão de benefícios foram depositados antecipadamente para evitar tumultos ainda maiores nos caixas eletrônicos e lotéricas por conta do boato de que o programa seria suspenso. Segundo o banco, foram pagos R$ 152 milhões aos beneficiários entre sábado e domingo.

  • 8827
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2013/05/20/o-programa-bolsa-familia-deveria-acabar.js

"O banco esclarece que as agências que registraram maior movimentação no último sábado (18) e domingo (19) foram nos Estados do Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Rio de Janeiro”, informou o banco, em nota divulgada na noite desta segunda-feira (20).

Segundo a CEF, os beneficiários que já retiraram o pagamento do mês de maio antecipadamente, só poderão realizar novo saque em junho, seguindo o calendário de 2013.

O Bolsa Família, que contempla 13,8 milhões de famílias e completa dez anos em outubro, é o principal programa de transferência direta de renda do governo. Ele tem forte peso político-eleitoral, tendo se tornado um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Mais cedo, a presidente disse que o boato sobre o fim do Bolsa Família foi "absurdamente desumano" e "criminoso."

Também nesta segunda-feira, o banco estatal informou que o movimento nas agências bancárias e lotéricas credenciadas à instituição não registraram tumultos nesta segunda-feira.

Informou ainda que houve apenas uma maior movimentação em algumas agências.

“Hoje (20), as agências iniciaram o atendimento mais cedo e houve deslocamento de empregados para as salas de autoatendimento, visando prestar todas as orientações aos clientes. Cartazes informativos foram afixados em todas as agências da Caixa, notas disponibilizadas via internet e nos terminais de autoatendimento”, disse.

Tumultos

Segundo balanço divulgado neste domingo pela CEF, por conta do boato de suspensão do programa, houve tumulto em agências de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro.

Conforme dados preliminares da Caixa, um levantamento apontou que ocorreram problemas nas tentativas de saques em 15 agências da Bahia, 9 agências de Alagoas, 14 de Pernambuco, 18 da Paraíba, 34 do Ceará, 8 do Piauí e 13 do Maranhão. Os dados dos demais Estados não foram informados.

Mais Política