Topo

"O povo sabe votar", diz ministro da Justiça sobre questões técnicas do plebiscito

Débora Melo

Do UOL, em Brasília

02/07/2013 11h21

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta terça-feira (2) que o povo brasileiro saberá votar no eventual plebiscito sobre a reforma política.

A presidente Dilma Rousseff enviou nesta manhã mensagem ao Congresso Nacional sugerindo cinco pontos sobre a reforma política, sendo um deles a forma de votação, que envolve conceitos técnicos como voto proporcional e voto distrital.

"Não podemos menosprezar a capacidade do povo brasileiro de entender as questões que são importantes para ele", disse Cardozo.

"Ainda hoje se parte de uma visão um pouco elitista de que o povo não sabe votar. O povo sabe votar. Fornecida a informação, o povo tem condições de fixar as diretrizes para a realidade que acha melhor", acrescentou.

Segundo Cardozo, os temas sugeridos por Dilma ao Congresso sobre a reforma política são: forma de financiamento de campanhas (público ou privado); definição do sistema eleitoral (voto proporcional, distrital, distrital misto, "distritão", proposta em dois turnos); continuidade ou não da existência da suplência no Senado; manutenção ou não das coligações partidárias; fim ou não do voto secreto no Parlamento.

"Eu acredito que o povo, ao ser consultado, tem total condição de dizer o sistema que ele quer para eleger as pessoas que o representa", completou o ministro.

O vice-presidente Michel Temer, que esteve presente ao Congresso ao lado de Cardozo para entregar a mensagem presidencial, também reforçou que, após o horário eleitoral informando a população sobre as propostas, a compreensão do assunto ficará mais esclarecida.

"Haverá um horário eleitoral durante um mês, um mês e meio, para que todas as frentes possam comparecer e detalhar", afirmou Temer. "O povo acaba sabendo o que é voto distrital, voto misto, Haverá esclarecimento durante mais de um mês. Isso é importante", disse o vice-presidente.