Topo

Morre mulher do ministro Teori Zavascki, do STF

Do UOL, em Brasília

12/08/2013 11h45Atualizada em 12/08/2013 14h53

A mulher do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki morreu nesta segunda-feira (12) em Porto Alegre. Maria Helena Marques de Castro Zavascki era juíza federal e havia se aposentado em junho deste ano por motivo de doença.

No ano passado, ela chegou a fazer um breve intervalo em suas sessões de quimioterapia para estar ao lado do marido durante a sabatina no Senado em que seu nome para o Supremo foi aprovado pelos parlamentares.

Em nota oficial, o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, lamentou a morte e disse que os demais ministros se solidarizam com familiares e amigos.

O velório será nesta segunda (12) das 16h às 22h e na terça (13), a partir das 9h. A cremação será às 11h, na sala ecumênica do Crematório metropolitano de Porto Alegre.

Os magistrados se preparam para começar a votar, a partir desta quarta (14), os recursos do julgamento do mensalão, mas pode ser que, por conta disso, o plenário não esteja completo. A assessoria de imprensa do Supremo ainda não informou se os outros ministros pretendem ir ao funeral.

Zavascki não participou da primeira fase do julgamento do mensalão, que ocorreu de agosto a dezembro do ano passado, mas agora vai participar da análise dos recursos (embargos) apresentados pelas defesas dos réus.