Topo

1/3 dos senadores está na lista do Fachin; veja lista

Aécio é alvo de cinco pedidos de inquérito de Fachin - Alan Marques/ Folhapress
Aécio é alvo de cinco pedidos de inquérito de Fachin Imagem: Alan Marques/ Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/04/2017 17h25Atualizada em 12/04/2017 09h21

Quase um terço dos senadores está na lista de pedidos de inquérito do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal)De acordo com a publicação desta terça-feira, o grupo de 24 de 81 senadores faz parte do total de 98 alvos dos 76 inquéritos autorizados com base nos pedidos da PGR (Procuradoria-Geral da República) após delações de 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF. 

Com acesso ao despachos do ministro Fachin, o jornal afirma que os senadores Aécio Neves (MG), presidente do PSDB, e Romero Jucá (RR), presidente do PMDB, são os políticos com o maior número de inquéritos a serem abertos: 5, cada um. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente do Senado, vem em seguida, com 4.

As investigações que tramitarão especificamente no Supremo com a autorização do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Corte, foram baseadas nos depoimentos de 40 dos 78 delatores.
 
Os relatos de Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo, são utilizados em 7 inquéritos no Supremo. Entre os executivos e ex-executivos, o que mais forneceu subsídios para os pedidos da PGR foi Benedicto Júnior, (ex-diretor de Infraestrutura) que deu informações incluídas em 34 inquéritos. Alexandrino Alencar (ex-diretor de Relações Institucionais) forneceu subsídios a 12 investigações, e Cláudio Melo Filho (ex-diretor de Relações Institucionais) e José de Carvalho Filho (ex-diretor de Relações Institucionais), a 11.
 
Os crimes mais frequentes descritos pelos delatores são de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Há também descrições a formação de cartel e fraude a licitações.

As informações foram antecipadas pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e confirmadas posteriormente pelo UOL