Topo

Morre Fernando Mac Dowell, vice-prefeito do Rio

Fernando Mac Dowell, vice-prefeito do Rio - Júlio César Guimarães 17.out.2016 /UOL
Fernando Mac Dowell, vice-prefeito do Rio Imagem: Júlio César Guimarães 17.out.2016 /UOL

Do UOL, em São Paulo

21/05/2018 08h42Atualizada em 21/05/2018 17h47

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell (PR), 72, morreu na noite deste domingo (20) devido a complicações decorrentes de um infarto agudo do miocárdio sofrido uma semana antes. A morte foi confirmada pelo Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste, onde ele estava internado desde o domingo dia 13.

O vice-prefeito chegou a passar por uma angioplastia coronariana de emergência e seu estado de saúde era considerado grave.

Em nota, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou que decretou luto oficial de três dias.

“Mac Dowell foi um companheiro exemplar, um notório servidor público com inestimáveis serviços prestados a nossa cidade. Neste momento de dor imensa, minhas orações e pensamentos estão com sua família e com todos que admiravam o seu caráter e sua generosidade”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella (PRB) segundo a nota.

Mac Dowell, que era especialista na área de transportes, acumulou o cargo de vice-prefeito com o de secretário dos Transportes até janeiro deste ano, quando foi exonerado por Crivella.

Também em nota, o interventor federal na segurança do Rio, o general Walter Braga Netto, lamentou a morte.

“Ele [Braga Netto] destaca os laços das Forças Armadas com Mac Dowell desde sua atuação como professor titular do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o auxílio que vinha dando às ações do Gabinete de Intervenção Federal, facilitando a integração com os órgãos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro’, diz o texto.

O velório será realizado nesta terça-feira (21), entre 9h e 14h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul do Rio. O enterro está marcado para 15h no cemitério São João Batista, também em Botafogo.

Trajetória

Mac Dowell era especialista na área de transportes. Participou da concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô do Rio.

Pai de quatro filhos, Mac Dowell, cursou engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente era professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do estado. Ele participou do segundo governo de Leonel Brizola, de 1991 a 1994.

Antes, trabalhou no Geipot, empresa de transportes criada em 1965 pelo regime militar. Exerceu, no começo da década de 1980, a função de diretor do metrô carioca, quando a Linha 1 começava a funcionar, durante o governo Chagas Freitas.

O convite para compor a chapa de Marcelo Crivella à prefeitura do Rio veio da deputada federal Clarissa Garotinho (PR-RJ).

Mac Dowell foi conselheiro da deputada enquanto ela presidia a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016.