Topo

DEM "caminha" para apoio formal a Bolsonaro, diz presidente da sigla

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), se reuniu com parlamentares e o presidente do DEM, ACM Neto - Rafael Carvalho/Divulgação
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), se reuniu com parlamentares e o presidente do DEM, ACM Neto Imagem: Rafael Carvalho/Divulgação

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

12/12/2018 13h11

Após encontro da bancada de deputados e senadores com o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), nesta quarta-feira (12), o presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador ACM Neto, afirmou que o partido deverá discutir em breve a formalização do apoio ao futuro governo. ACM Neto disse que a questão ainda não foi decidida, mas que o partido "caminha" para isso.

O senador e governador eleito de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), que participou da reunião, afirmou que o "sentimento da bancada" é de apoiar o governo Bolsonaro no Congresso Nacional. 

O DEM possui hoje três ministros indicados ao futuro governo. Um dos principais articuladores da campanha de Bolsonaro, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), chefiará a Casa Civil. O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) foi indicado para o Ministério da Saúde, e a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) vai comandar a Agricultura. 

O PSL, partido de Bolsonaro, também possui três ministros no futuro governo: Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), o astronauta Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), futuro ministro do Turismo.

ACM Neto afirmou que os ministros do DEM foram escolhas pessoais de Bolsonaro e não representam indicações do partido. Segundo o dirigente do Democratas, a comissão executiva nacional da legenda deve se reunir no início do próximo ano para deliberar sobre o apoio formal ao novo governo.

"O nosso partido está absolutamente comprometido com esse novo momento do país. A partir de agora nós vamos dar continuidade ao processo que se iniciou há três semanas, num encontro que tive com o ministro Onyx Lorenzoni. O segundo passo foi essa conversa com o presidente Jair Bolsonaro, e em seguida, nos próximos dias, ainda sem agenda marcada, nós iremos reunir a executiva nacional do partido para deliberar um eventual apoio formal e uma condição de integrar a base do governo", disse ACM Neto.

Indagado sobre qual é sua posição pessoal sobre o tema, o presidente do DEM afirmou considerar que o partido "caminha" para dar apoio ao governo pois historicamente apoia as propostas de Bolsonaro na economia. 

"Eu acho que as coisas estão caminhando pra isso, todo momento tem sido de troca de ideias, de aprofundamento dessa agenda do governo. Não podemos esconder que partido tem satisfação de ter três de seus membros mais importantes integrando o primeiro escalão", disse ACM Neto.

"Eu posso dizer que o diálogo foi muito positivo, assim como havia sido a conversa com o ministro Onyx Lorenzoni, evidente, vocês sabem, que existem muitas agendas que são convergentes, sobretudo no campo econômico, já existem posições que o governo vem sinalizando que são posições históricas do Democratas", afirmou o presidente do DEM.

Caiado afirmou que a "tendência" no partido é formalizar apoio ao governo Bolsonaro devido à concordância com as propostas do presidente eleito.

"O sentimento da bancada é que nós estamos diante de um momento extremamente desafiador, momento este em que hoje todos os parlamentares, sejam deputados, senadores, governadores, deputados estaduais ou prefeitos do DEM, todos nós sabemos que esta pauta tem tudo a ver com tudo aquilo que nós defendemos durante todos os anos, enfrentando com coragem ímpar o PT durante 14 anos", disse. 

"A tendência hoje dentro do partido é de nós caminharmos com aquilo que sempre foi a nossa pauta, que é a nossa pauta há mais de 14 anos", afirmou Caiado.

Bolsonaro tem se reunido com as bancadas dos partidos no Congresso Nacional no escritório da transição de governo, em Brasília. Na última quarta-feira (5), após o encontro com o presidente eleito, a bancada do PR declarou apoio formal ao futuro governo. A posição foi anunciada pelo líder do partido, deputado José Rocha (BA).