Topo

Justiça autoriza ida de Lula a velório; trajeto será mantido em sigilo

Helicóptero da Polícia Civil chega a prédio da PF em Curitiba, de onde Lula seguirá para velório do neto - Franklin Freitas/Estadão Conteúdo
Helicóptero da Polícia Civil chega a prédio da PF em Curitiba, de onde Lula seguirá para velório do neto Imagem: Franklin Freitas/Estadão Conteúdo

Ana Carla Bermúdez e Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

01/03/2019 19h34Atualizada em 02/03/2019 03h50

Resumo da notícia

  • Neto do ex-presidente morreu hoje, por volta das 12h, por meningite meningocócica
  • Lula soube da morte do neto pelo filho Sandro, por telefone
  • Lei autoriza saída temporária de presos em caso de morte de familiares
  • Neto de Lula deve ser cremado amanhã em São Bernardo do Campo (SP)
  • Segundo petistas, saída de Lula por morte do neto não deve ter manifestações políticas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu autorização para deixar a prisão em Curitiba para acompanhar o funeral de um de seus netos em São Bernardo do Campo (SP). A informação foi confirmada por volta das 19h30 pela Justiça Federal do Paraná.

Arthur Araújo Lula da Silva, 7, morreu hoje em decorrência de uma meningite meningocócica. O velório deve se encerrar amanhã às 12h.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal, os detalhes do deslocamento de Lula serão mantidos em sigilo para preservar a intimidade da família e garantir a segurança pública, bem como a integridade do ex-presidente.

A TV Record afirmou que Lula chegará às 9h em São Paulo e seguirá de helicóptero até as proximidades do Cemitério da Colina, em São Bernardo do Campo. Deve ficar cerca de duas horas na cerimônia e retorna à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Lula é liberado para deixar a prisão e ir ao velório do neto de 7 anos

redetv

Lula viajará a São Paulo em um avião do governo do Paraná, cedido pelo governador Ratinho Júnior (PSD) a pedido da PF.

Em uma petição enviada à Justiça no início desta tarde, a defesa do ex-presidente já havia assumido o compromisso de não divulgar o trajeto feito por ele caso a permissão para deixar a cadeia fosse concedida. Os advogados sugeriram, ainda, um acordo com as autoridades para "determinar providências específicas".

Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente do PT, disse na tarde de hoje que o ex-presidente está muito abatido e já chorou várias vezes desde que soube da morte do neto. Ele recebeu a notícia pelo filho Sandro Luis, pai de Arthur, por telefone.

A autorização para que Lula deixe temporariamente a cadeia tem base na Lei de Execução Penal, que permite a saída de presos em regime fechado em casos de falecimento ou doença grave do cônjuge e de familiares.

Lula está abalado e chorou muitas vezes pela morte do neto, diz Gleisi

UOL Notícias