Topo

"Ele é o presidente, ele sabe o impacto", diz Maia sobre falas de Bolsonaro

12.ago.2019 - O presidente da Câmara dos Depuados, Rodrigo Maia, no Roda Viva - Reprodução/TV Cultura
12.ago.2019 - O presidente da Câmara dos Depuados, Rodrigo Maia, no Roda Viva Imagem: Reprodução/TV Cultura

Do UOL, em São Paulo

12/08/2019 22h52

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse na noite de hoje que algumas falas do presidente Jair Bolsonaro podem ter impacto no governo e que ele sabe disso. Maia foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura.

"Ele tem uma agenda que vocaliza de forma mais radical, mas isso não é de hoje, isso vem de sempre. Agora, ele é presidente do Brasil. É um acumulo de informações, de frases que podem prejudicar a relação do país com alguns países, principalmente a Europa, que tem reagido com alguma contundência às frases do presidente. Ele precisa avaliar, ele é o presidente do Brasil, ele sabe o impacto que isso pode causar ao próprio governo dele", disse.

Maia diz que a retórica do presidente atrapalhou o crescimento econômico do país especialmente nos primeiros meses.

"No primeiro momento, se chegou a algum momento, a alguma conclusão, de que não se ia aprovar reforma da Previdência nenhuma. Naquele período de março, abril, quando inclusive eu disse 'não articulo mais nada com o governo, vou tratar só do parlamento'... É porque deu certo. Podia ter dado errado. Podia ter tido no Parlamento um ambiente de radicalização também. O Parlamento é que teve maturidade e responsabilidade naquele momento de entender que aquela pauta era mais importante para se chegar nas outras pautas do que o conflito com o presidente", disse.

"Nos últimos meses melhorou, só que aí, de alguma forma, a perda de crescimento já está dada até o final do ano, no meu ponto de vista", acrescentou. "O tempo vai mostrar a ele que, de alguma forma dosar algumas palavras, é importante para que se possa constituir um mínimo de confiança nas relações entre as instituições e do Brasil com outros países."