Topo

Frota anuncia sua filiação ao PSDB ao lado de Doria após ser expulso do PSL

16.ago.2019 - O deputado federal Alexandre Frota (direita), expulso do PSL nesta semana, se filia ao PSDB em cerimônia com o governador de São Paulo, João Doria (centro), e o presidente do partido, Bruno Araújo (esquerda) - Nelson Antoine/Estadão Conteúdo
16.ago.2019 - O deputado federal Alexandre Frota (direita), expulso do PSL nesta semana, se filia ao PSDB em cerimônia com o governador de São Paulo, João Doria (centro), e o presidente do partido, Bruno Araújo (esquerda) Imagem: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

16/08/2019 17h59Atualizada em 16/08/2019 21h37

O deputado federal Alexandre Frota anunciou hoje à tarde, em São Paulo, sua filiação ao PSDB. A entrada oficial do parlamentar no partido contou com a presença do governador paulista, João Doria (PSDB).

A filiação de Frota ao PSDB ocorre três dias depois de a Executiva do PSL decidir expulsar o deputado do partido por causa de suas frequentes críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Frota disse que se filiar ao PSDB não foi uma decisão difícil de tomar. "A minha decisão era uma só. Eu não tinha dúvida em aceitar o convite do meu amigo governador João Doria", afirmou, agradecendo o convite recebido.

"Ele [Doria] tem um peso enorme na minha chegada. Agradeço a credibilidade que você está me dando, a oportunidade. João soltou a rédea, eu vou pra cima. Quem vai soltar é ele", disse.

O deputado afirmou ainda que chega ao partido para somar, não para dividir ou disputar poder. "Eu chego para trabalhar. Entendo que o meu jeito pode assustar, mas eu prezo por falar a verdade. E tenho entendido que tem várias maneiras de falar a verdade", disse.

"Temos um gigante", diz Doria

Ao lado de Frota, Doria disse que o novo tucano é seu amigo há anos, muito antes de os dois pensarem em entrar para a política, e cobriu o novo tucano de elogios. "Temos um gigante", afirmou.

Doria citou a atuação de Frota para a aprovação da reforma da Previdência na Câmara e sua "coragem" ao decidir apoiar sua candidatura para o governo paulista.

Segundo Doria, a vinda de Frota para o PSDB tem como objetivo ajudar as "boas causas do Brasil", e não fazer oposição a Bolsonaro. O governador aproveitou a ocasião para convidar ao PSDB "aqueles que, por alguma razão, não estão felizes nos seus mandatos."

"O Frota será o primeiro de vários outros parlamentares que virão para o PSDB a partir de agora."

Recentemente, Doria acenou à deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que descumpriu a orientação de seu partido e votou a favor da reforma da Previdência. Nesta semana, o PSDB fez um convite formal a ela. O governador já disse que Tabata é "rosto, alma e coração do novo PSDB".

Críticas a Bolsonaro

Segundo o blogueiro do UOL Tales Faria, Bolsonaro atuou pessoalmente para que Frota fosse expulso do partido depois que o deputado subiu o tom das críticas à nomeação do também deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, para embaixador do Brasil nos EUA.

No entanto, o presidente do PSL, deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), afirma que Bolsonaro não interferiu na decisão da expulsão.

Frota já vinha travando uma briga com Eduardo pelo comando do PSL paulista, que é presidido pelo filho de Bolsonaro. A disputa também levou a atritos com outros parlamentares paulistas do partido, como o senador Major Olimpio e a deputada federal Carla Zambelli.

Frota foi eleito para seu primeiro mandato como deputado federal nas eleições do ano passado, recebendo 155 mil votos em São Paulo.

O parlamentar teve papel importante na articulação para a aprovação, na Câmara, da reforma da Previdência, uma das principais bandeiras do governo Bolsonaro, mas há meses vinha demonstrando seu descontentamento com o presidente.

Em entrevista ao UOL em junho, Frota já afirmava estar "decepcionado" com Bolsonaro. Segundo o deputado -- que foi um dos aliados mais visíveis de Bolsonaro nos últimos anos -- o presidente não prestigiava aqueles que o ajudaram a se eleger.

Ontem, Bolsonaro ironizou a expulsão de Frota do PSL. "Nem sei quem é. Quem é Alexandre Frota?", disse o presidente a jornalistas em Brasília. Em resposta, o deputado passou a compartilhar um vídeo contendo diversos elogios de Bolsonaro a ele.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Política