MP que troca nome e transfere Coaf para o BC é publicada no Diário Oficial
A medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central e muda o nome do organismo para Unidade de Inteligência Financeira (UIF) foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).
A MP, com força de lei, já entra em vigor e foi assinada ontem pelo presidente. Segundo o DOU, a "Unidade de Inteligência Financeira é responsável por produzir e gerir informações de inteligência financeira para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa e promover a interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais, estrangeiros e internacionais que tenham conexão com a matéria".
O texto confirma ainda que o órgão fica vinculado administrativamente ao BC e tem autonomia e atuação em todo o território nacional.
O DOU informa que o UIF será composto por ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança, servidores, militares e empregados cedidos ou requisitados e servidores efetivos.
A mudança do Coaf foi anunciada pelo governo Bolsonaro com o objetivo de "tirar o órgão do jogo político". Alvo de críticas do presidente, o Coaf foi transferido para o Ministério da Justiça, sob o comando de Sergio Moro, mas o Congresso o devolveu ao Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.
Por ter sido criada via Medida Provisória, o texto da transferência tem 120 dias para ser aprovada no Congresso Nacional a fim de entrar em vigor de forma definitiva. Caso contrário, perde a validade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.