Topo

Bolsonaro: governo quer reduzir em 90% o gasto de energia no setor público

O presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto - Adriano Machado/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/09/2019 11h39

O presidente, Jair Bolsonaro, disse hoje que o governo está preparando projetos para reduzir gastos com energia elétrica no setor público. Segundo ele, os custos vão diminuir em 90% com a revisão de contratos e a geração de energia solar.

"Governo prepara projetos para reduzir gasto com energia elétrica no setor público. Revisão de contratos e geração de energia solar diminuirão custos em até 90%. A ideia é mudar o consumo com instalação de micro usinas fotovoltaicas nos prédios anexos da Esplanada dos Ministérios", escreveu no Twitter.

"As medidas fazem parte da iniciativa Esplanada Sustentável, que tem como objetivo promover a adoção de modelos de gestão voltadas ao uso racional de recursos naturais e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica", acrescentou.

Ele ainda comentou sobre outros feitos do governo voltados para "o enxugamento da máquina pública", como a redução de ministérios e cargos públicos. "Estamos fazendo a parte que cumpre ao Poder Executivo Federal no enxugamento da máquina pública. Redução de 29 para 22 Ministérios, extinção de 21 mil cargos e comissões e muito mais".

O projeto Esplanada Sustentável foi criado em 2012 por uma iniciativa interministerial. O objetivo é "incentivar que instituições públicas federais adotem um modelo de gestão organizacional e de processos que promovam a sustentabilidade ambiental e socioeconômica", segundo o site da Agência Nacional de Águas (ANA).

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.