Oposição quer CPI para investigar decisões de Moro na Lava Jato
Um grupo de deputados de oposição protocolou na Câmara um pedido de criação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a constitucionalidade das decisões do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, nos anos em que esteve à frente da Operação Lava Jato.
Segundo a deputada Erika Kokay (PT-DF), o grupo obteve ontem (12) o número suficiente de assinaturas (171) para requerer a comissão. A conferência dos signatários está sob sigilo. Agora o pleito segue para as mãos do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que decidirá se o aceita ou não.
O pedido de CPI tem como justificativa o vazamento da troca de mensagens entre Moro e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato. Os diálogos obtidos e publicados pelo site The Intercept Brasil mostram que o ex-magistrado atuou em parceria com o Ministério Público Federal na condução das ações penais da 13ª Vara Federal (Curitiba).
O requerimento é assinado por André Figueiredo (PDT-CE), Alessandro Molon (Rede-RJ), Daniel Almeida (PC do B-BA), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Fechali (PC do B-RJ), Orlando Silva (PC do B-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Tadeu Alencar (PSB-PE).
Vice-líder do PL na Câmara e membro da bancada da bala, Capitão Augusto (SP) afirmou ao UOL que planeja uma campanha pública a fim de fazer com que parlamentares retirem assinaturas.
"Agora a gente vai começar a fazer um trabalho de divulgação para que haja uma pressão popular para que quem assinou retire essa assinatura. Imputar uma responsabilidade criminal ao juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato é algo que não dá para acreditar que tenha deputados querendo fazer isso daí", comentou.
Hoje de manhã, ao ser questionado sobre o que acha do movimento da oposição, o presidente em exercício, vice-presidente Antônio Hamilton Mourão (PRTB), aparentou não saber da CPI.
Quando informado sobre a protocolização dela na Câmara, respondeu que o pedido é "perda de tempo, tá bom?".
*Colaborou Luciana Amaral, do UOL, em Brasília
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.